Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Nesta segunda feira (25, Guarapuava ganha o segundo posto de coleta do Projeto Conta Cidadã,na Praça Cleve, Centro da cidade. O Projeto que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi lançado em Guarapuava em dezembro de 2015 com a inauguração do primeiro posto de coleta, no cruzamento da avenida Sebastião de Camargo Ribas com a travessa Pássaro Azul, no espaço do estabelecimento Guaraplac, e funciona às quartas-feiras, das 8h às 16.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Energisa, concessionária de energia elétrica em Guarapuava, o Conta Cidadã já arrecadou cerca de três mil quilos de materiais recicláveis e gerou um bônus de quase R$ 800,00 para os consumidores que se cadastraram nos postos de coleta inaugurados em 2015: em Guarapuava e nos municípios de Presidente Prudente e Assis, interior do estado de São Paulo, concessão da Energisa.
Jonas Gonçalves, responsável pelos projetos de eficiência energética da Energisa. vê a iniciativa como ótima oportunidade de pensar no meio ambiente e garantir um bom desconto na conta de luz, e enquadra-se perfeitamente na visão moderna de sustentabilidade. Segundo ele, além de beneficiar os clientes com os descontos nas contas, contribui para o uso adequado e consciente da energia elétrica, já que é necessário um consumo menor da energia para o reprocessamento dos materiais recicláveis em relação à produção básica a partir da matéria prima”, explica Jonas Gonçalves, responsável pelos projetos de eficiência energética da Energisa.
COMO PARTICIPAR
Para participar do Projeto Conta Cidadã, os clientes precisam fazer o cadastro no posto de coleta, apresentar uma conta de energia e assinar um Termo de Adesão. Após o cadastro, o cliente recebe o cartão Conta Cidadã que deve ser apresentado sempre que levar os materiais para troca por bônus.
O QUE PODE SER RECICLADO
Os materiais que poderão ser separados e levados até o posto de coleta do Conta Cidadã são: metal (latas de alumínio, ferro e latão), plástico (pet, plástico duro, plástico branco e plástico filme) e papel (branco, misto, papelão e embalagem longa vida).
Os resíduos devem estar limpos, secos e separados. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de material levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidores residenciais, não se estendendo às empresas e comércios.
NÃO RECICLÁVEIS
Metal: aerosol, baterias, clipes, esponja de aço, grampos, latas de tinta e pilhas.
Plástico: adesivos, copinhos e fraldas descartáveis, embalagens metalizadas de biscoitos e bombons, isopor e espumas.
Papel: fotografias, guardanapos, papel carbono, papel plastificado e papel higiênico.
Outros: Vidros, cartela de comprimido, CDs, couro, DVDs, fitas UHS, lixo eletrônico, lixos perigosos produzidos por indústrias e hospitais, madeira, óleo
COMO SEPARAR
1. Separe o material reciclável do lixo orgânico (restos de comida ou restos molhados). Essa separação é importante, pois evita sujar o material.
2. Depois, retire as sobras de alimentos dos materiais recicláveis. Se for necessário, lave-os.
3. Amasse latas, garrafas PET para ocupar menos espaço.
4. Papel e papelão devem estar secos, limpos e de preferência, dobrados ou rasgados.