Beleza, encontros, reencontros, magia, movimentação da economia e um público estimado em cinco mil pessoas por noite resumem a mudança do Papai Noel para o centro de Guarapuava. Um dos símbolos do Natal, em vez de casa, ganhou uma Praça Encantada com águas dançantes, duendes, gastronomia, continua até esta segunda (23). São 30 personagens mágicos que ficam caminhando pela praça e interagindo com os visitantes. O grupo faz parte da companhia Arte & Manha. Segundo a diretora Rita Felchak, os personagens representam os mais puros sentimentos do Natal: o amor e a alegria.
“Nunca imaginei ver uma estrutura natalina tão linda. É realmente muito encantador”, afirma o casal Marcela Cruz, 40 anos, e Pedro Cruz, 43 anos. A comerciante Maria Madalena Pedroso, 36 anos, levou a filha Gabriela, 3 anos, para ver pela primeira vez o Papai Noel. “Agora ela já entende que existe o Papai Noel. Esse momento é muito especial para nós.
O secretário de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur, destaca que o investimento de aproximadamente R$ 288 mil na decoração e atrações da Praça Encantada está contribuindo com a atração de turistas e a movimentação econômica neste Natal. O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Antônio Carlos Ferrer, concorda e agradece à Prefeitura pela mudança que veio ao encontro da proposta dos comerciantes. A previsão, segundo Ferrer, é de que as vendas tenham um acréscimo entre 10% e 15% em relação ao Natal do ano passado. “Em outros anos, as pessoas iam para a Casa do Papai Noel, próximo ao Parque das Crianças, e não vinham fazer compras, pois ficava tarde. Agora a cidade é outra, com excelentes vendas em todos os setores”, avalia. “Os resultados falam por si, por isso, o sorteio de nossa maior campanha, o Natal Fantástico Acig, foi transferido para a Praça Encantada. Será dia 28 de dezembro, às 10h, com apresentações e distribuição de brindes”, adianta o presidente da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Eloi Laércio Mamcasz.
Os ambulantes também comemoram o aumento nas vendas. “Está sendo ótimo em relação aos natais passados, com muito mais público. Superou todas as nossas expectativas. Eu acredito que terei um aumento de 50% nas vendas, por isso estamos muito satisfeitos com toda a equipe da administração municipal”, afirma Delma Lopes de Almeida, 31 anos, que está vendendo cerca de 600 crepes por noite, entre outros produtos. O vendedor Robson Antonio Ramos também prevê mais dinheiro no bolso neste fim de ano. “Foi o melhor evento dos últimos anos. Estão todos de parabéns, principalmente o prefeito por ter olhado por nós. As nossas vendas melhoraram muito em comparação aos outros anos”, acrescenta ele, que vende espetinho, refrigerante, água e sorvete.