22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Praça Encantada transforma o Centro de Guarapuava num espaço cultural

Praça Encantada ficará 'aberta' até a segunda (23), a partir das 19h. Papai Noel, Feira de Alimentação, personagens, são algumas das atrações

natal17

Os dias que antecedem o Natal movimentam o Centro de Guarapuava que se transforma num espaço cultural. Assim, quem vai se encantar com a magia da Praça Encantada, se depara com um local democrático, retratando o que é a Rua XV de Novembro no decorrer do ano.

São hippies expondo o seu ‘pano’ com o artesanato para todos os gostos. É a praça da alimentação que oferece churros, pastéis, o famoso ‘churrasquinho de gato’, caldo de cana.

Além de batata frita, pipoca, ‘sandubas’, milho verde cozido e tantas outras opções.

Assim, caminhar pela praça é ter que buscar uma brecha entre as centenas de pessoas que formam um vai-e-vai sem fim. É como se estivesse naquelas ruas com imensas filas de barracas em cidades turísticas do país.

Em meio às opções gastronômicas, ambulantes com seus balões coloridos, os ‘bubles’ com fios de led, os brinquedos, atraem a atenção da criançada para o ‘desespero’ dos pais.

“Eles não sabem o querem primeiro”, diz a dona de casa, Maria Cecília Lopes, segundos os dois filhos pelas mãos.

Todavia, na frente da Praça o encanto do túnel de luzes que cobre toda a extensão da quadra, abriga outras centenas de pessoas. É o encontro entre amigos que há muito não viam, é o bate-papo entre familiares, é a pose para fotografia.

Conforme mostra o espaço, crianças e pais se enfileiram esperando a vez para conversar com o Papai Noel. Porém, o tempo de espera fica curto pela interação de personagens encantados que nascem da criatividade e do talento artesão da Felchak Produções Artísticas.

PAPAI NOEL

Já dentro da casinha que neste ano se moderniza ao ser feita com contêiner, crianças ‘arregalam’ os olhinhos perante as perguntas do Papai Noel.

Entretanto, entre vários pedidos que expõem os mais diversos desejos, a pequena Alice foi surpreendida com os presentes antecipados entregues pelo Papai Noel. “Tivemos essa ideia”, disse a mãe.

Em meio à praça, as luzes, as peças decorativas, as árvores iluminadas, atraem a atenção de mais outras centenas de pessoas. São homens, mulheres, idosos, que se misturam às crianças para reviver a magia do Natal. “Nesta época do ano todos somos crianças”, diz.

Porém, um denominador comum chama a atenção. “As pessoas estão alegres, felizes, com a autoestima em alta e isso nos deixa muito felizes. Supera o nosso cansaço e nos realiza”, observa Dody Samann, da Felchak Produções.

Entre tantas pessoas, personagens encantados saem do mundo da fantasia e conquistam crianças e adultos. “As pessoas querem nos abraçar, tirar fotos. Os idosos choram demonstrando seus sentimentos que podem ser de solidão, de lembranças passadas. Afinal, um abraço pode significar muito”, diz a menina Sophia Esteche Korocoski, que cada dia personifica um personagem.

Para David Felchak, o criador das fantasias, Guarapuava está vivendo um novo momento. “A cidade está viva neste Natal e nós trabalhamos para justamente para isso. Para ver as pessoas na rua, na praça, felizes”.

Porém, essa magia se intensifica com as cantatas no palco. Músicas natalinas ecoam e emocionam, despertando ainda mais a sensibilidade, o amor entre as pessoas. “A gente fica mais sensível nesta época do ano”, disse a acadêmica Jéssica Veigantes, expressando um sentimento que deveria existir o ano todo.

“Está tudo muito lindo. Somos de Campo Mourão e estamos visitando familiares. O prefeito está de parabéns”, disse Gerônimo Ferreira de Albuquerque.

A Praça Encantada fica ‘aberta’ até a segunda (23), a partir das 19h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo