22/08/2023

Praias do Paraná oferecem acessibilidade no mar

Cadeiras especiais permitem que deficientes com mobilidade reduzida ou sem condições de nadar entrem no mar

Cadeiras anfíbias, Praia Mansa, Matinhos. 04/01/2018Foto: Maurilio Cheli

Cadeiras anfíbias (Foto: Maurilio Cheli)

A acessibilidade mesmo na água do mar está presente em praias do litoral paranaense com o projeto Praia Acessível que disponibiliza cadeiras anfíbias para pessoas com dificuldades ou sem condições de mobilidade.

A veranista Norma Maccarini, de Cascavel, chegou com a família a Matinhos nesta semana. Ela achou coincidência o fato de ter chegado às areias da Praia Mansa, em Caiobá, e encontrar o projeto.

Isso tornou esse verão especial para Norma e sua mãe, Benedita, cuja mobilidade para caminhar foi prejudicada há cerca de dez anos, quando precisou fazer uma cirurgia no quadril. Esta é a segunda vez que Benedita encontra o mar nos seus 84 anos. Para ela, parece um sonho.

“Sabe o que é sonhar? Agradeci a Deus por me dar essa chance, e foi muito gostoso”, disse Benedita, depois de voltar do segundo banho de mar que desfrutou neste verão. A família ficou satisfeita por Benedita também poder aproveitar a praia tanto quanto as outras pessoas.

“Ela se sentiu realizada, porque mesmo que a gente fosse levá-la até a água seria apenas na beiradinha, por conta do andador. Mas com a cadeira, ela pode ir até o fundo”, contou Norma. A filha elogiou o trabalho dos que atenderam Benedita e que também são responsáveis pelo cuidado de outras pessoas com dificuldade de locomoção ou com deficiência que chegam às principais praias do Paraná.

SEGURANÇA 

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável.

Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, socioeducadores as auxiliam as pessoas em seu uso. As equipes de atendimento receberam treinamento especializado da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

Nove cadeiras estão disponíveis em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O uso é gratuito e pode ser feito todos os dias da semana, das 10h às 19h.

ONDE ENCONTRAR CADEIRAS ANFÍBIAS NAS PRAIAS

Matinhos – Casa do Camarão – Avenida Atlântica, 2010.

Pipeline – Avenida Atlântica, próximo ao número 1806 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada).

Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas).

Guaratuba

Pedras – Avenida Atlântica, próximo ao número 78 (entre a Rua Alois Cicatka e a Rua João Antônio Prosdócimo, próximo ao Quiosque Praia e Sol e o Hotel Vila Real).

Praia Central – Entre a Rua 29 de Março e Avenida Dr. João Cândido (Próximo o estacionamento de carros).

Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves).

Pontal do Paraná

Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo a Avenida Mira-Mar, próximo ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e a Pousada da Su, próximo da guarita dos salva-vidas).

Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas).

Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.