Em Guarapuava, os produtores rurais devem ficar atentos ao prazo da Campanha de Atualização do Rebanho. A medida é obrigatória e vai até 30 de novembro. A ação é para o cadastro de animais bovinos e búfalos, suínos, ovinos. Além disso, caprinos, cavalos, jumentos, burros, aves e peixes.
Esses dados também são importantes para a manutenção do status de estado livre da febre aftosa. Os produtores podem fazer a atualização pessoalmente na unidade da Adapar, estabelecimentos autorizados, ou pela internet, clicando aqui.
COMO ATUALIZAR
No site, é necessário que o usuário se cadastre com os dados pessoais para gerar um login e uma senha. Após efetuar o login, basta selecionar a propriedade com pendência de atualização, escolher a espécie e completar os campos com as quantidades de animais por idade e gênero.
Entretanto, este processo também pode ser feito manualmente preenchendo os formulários que são entregues na unidade da Adapar. O endereço é rua Vicente Machado, 1827, no Centro de Guarapuava. Além disso, na Secretaria Municipal de Agricultura, que fica junto à Rodoviária de Guarapuava. E ainda em estabelecimentos autorizados indicados no site da Adapar.
O criador que não cumprir com a atualização será penalizado com multa estabelecida pela lei 11.504/96 e o Decreto Estadual 12.029/2014. No Paraná, o Ministério da Agricultura suspendeu a vacinação desde primeiro de novembro. A partir de 2020, animais vacinados não poderão entrar em propriedades rurais, não havendo restrições para ingresso de animais vindos de outros estados que não praticam a vacinação.
Essa determinação dará maior qualidade ao rebanho, e a conquista de novos mercados internacionais. Assim, o próximo período para atualização do rebanho ocorrerá em maio de 2020.
Leia outras notícias no Portal RSN.