22/08/2023



Cotidiano Paraná

Prazo para contribuintes aderirem ao Refis termina em setembro

Quem tem débitos tributários em discussão administrativa, pode reconhecer parte do débito, indicando o que pretende parcelar até o dia 2

Refis está com prazo aberto até fim de setembro (Foto: SEFA/PR)

A adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado de dívidas tributárias se encerra em setembro. Os contribuintes devem ficar atentos aos prazos para poderem regularizar os débitos com redução de multas e de juros. A abertura do prazo ocorreu em abril pela Secretaria da Fazenda (Sefa) e pela Receita Estadual do Paraná.

Pessoas físicas e jurídicas que queiram aderir ao Refis têm até o fim de setembro para iniciar o processo de regularização. Conforme o Estado, as datas variam de acordo com o tipo de pagamento escolhido. Para parcelamentos, o prazo para adesão é até 26 de setembro, enquanto os contribuintes podem fazer os pagamentos à vista até o dia 30.

Contudo, a orientação é não deixar para a última hora. No caso de dívidas ativas ajuizadas, é necessário entrar em contato com a Procuradoria-Geral do Estado até o dia 20 de setembro para regularização dos honorários e emissão do Termo de Regularização para Parcelamento (TRP). Já no caso de débitos tributários ainda em discussão administrativa, é possível reconhecer parte do débito, indicando os fatos que pretende parcelar até o dia 2 de setembro.

COMO ADERIR

A homologação do parcelamento se dá pelo pagamento da primeira parcela. Mas este deve ocorrer até o último dia útil do mês da adesão. As demais parcelas devem ser quitadas até o último dia útil dos meses subsequentes. Conforme a chefe do Setor de Cobrança Administrativa da Receita Estadual, Luciana Trintim, essa é uma oportunidade para que os contribuintes possam regularizar os débitos junto ao fisco estadual.

A redução de até 80% das multas e juros, bem como a ampliação do prazo de parcelamento, cria condições extremamente favoráveis para a quitação de multas e juros de débitos não pagos no prazo regulamentar, possibilitando a retirada do cadastro de inadimplentes (Cadin), a emissão de certidão positiva com efeitos de negativa e a suspensão de execuções fiscais, bem como evitando futuros bloqueios de ativos financeiros.

Aproximadamente 30 mil empresas são elegíveis para o Refis. Juntas, elas podem regularizar cerca de R$ 40 bilhões em débitos pendentes com o Estado. Entre os tributos incluídos no Refis estão o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

O programa abrange débitos relacionados a fatos geradores ocorridos até 31 de julho de 2023. Para participar, os contribuintes devem acessar a página oficial do Refis da Receita Estadual, onde é possível verificar se possuem débitos vinculados para efetuar o pagamento. Basta clicar em “Continuar”, seguir as instruções e informar o CPF.

DESCONTOS

O principal atrativo do Refis é contar com descontos nos juros e multas, o que simplifica a regularização dos débitos pendentes. Para o pagamento à vista, essa redução é de 80%. Parcelamentos em até 60 meses contam com desconto de 70% na multa e nos juros, enquanto parcelamentos em até 120 meses têm redução de 60%. Para parcelamentos em até 180 meses, os descontos são de 50% na multa e nos juros.

Além disso, até 95% dos valores parcelados podem ser parcialmente quitados mediante Acordo Direto com Precatório. Mas, nesse caso, os parcelamentos precisam ocorrer em até 60 meses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo