Da Redação
O prazo para que os trabalhadores saquem o PIS/Pasep foi prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2016. O benefício é referente ao ano de 2014 e o Ministério do Trabalho afirma que cerca de 1 milhão de pessoas ainda não sacaram o benefício. O abono é de um salário mínimo, atualmente, de 880 reais.
Tem direito a essa remuneração, quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2014 e esteja há pelo menos cinco registrado no sistema. Quem possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode ir até os terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica verificar se o benefício está na conta. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa Econômica Federal mediante apresentação de um documento de identificação.
Quem recebe o Pasep pago pelo Banco do Brasil, deve primeiro confirmar o depósito na conta e se ainda não constar, procure uma agência e apresente um documento com foto. O Ministério do Trabalho disponibilizou consulta por CPF no seu site para que o trabalhador possa saber se tem direito ao benefício. Outra opção ofertada foi a lista nominal, disponível para consulta por Estado e município, que totalizou mais de 2,3 milhões de acessos.