Como parte da programação para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, as assistentes sociais do Cras Xarquinho prosseguem nesta terça-feira (14) com o trabalho de orientação e adesivagem em veículos que trafegam pela PR-466. A equipe conta com o auxílio da Polícia Rodoviária Estadual.
“O trabalho de divulgação junto aos caminhoneiros é fundamental, pois eles estão todos os dias nas estradas, que é onde mais ocorrem os abusos. Essa prevenção e o alerta são importantes para que fiquem de olhos abertos e comuniquem as autoridades no caso de testemunharem crianças e adolescentes em risco de exploração”, opina o subtenente Ariovaldo Gehrke Júnior.
A campanha, que lembra o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social, a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Estão programadas palestras, exposições dialogadas, vídeos e dinâmicas educativas em diversos pontos da cidade, além de panfletagem e abordagem nos bairros de maior incidência de abuso.
Um dos eventos mais importantes deve ser a caminhada de conscientização na manhã desta sexta-feira (17), saindo da Praça Cleve, passando pela XV de Novembro e finalizando na Saldanha Marinho. Representantes de entidades, alunos da rede pública de ensino e professores vão usar algo branco ou amarelo para lembrar as cores da campanha. Também está programada uma mesa redonda para discutir no tema na próxima quarta-feira (22), das 13 às 17h, na Faculdade Guairacá, em parceria com a Secretaria de Educação e o NRE (Núcleo Regional de Educação).
As denúncias de abuso contra crianças e adolescentes podem ser feitas aos Cras pelo telefone (42) 3622-2411, ao Conselho Tutelar pelo 3623-1551 ou no plantão 8401-4693. As ligações podem ser feitas de forma anônima.