O Procon de Guarapuava pesquisou oito farmácias da cidade, verificando o preço de sete medicamentos mais procurados para combater a covid-19. De acordo com a pesquisa, dentre os medicamentos se encontram a Azitromicina, Hidroxicloroquina, Ivermectina e Vitamina C.
E, é justamente nesses medicamentos que a pesquisa aponta a maior variação de preços. Conforme o Procon, em oito farmácias pesquisadas, a diferença chegou a 161,2% do menor ao maior preço na Azitromicina 500 mg c/5 e 150,25% no preço da Vitamina C. Além disso, 31,7% na Hidroxicloroquina 400 mg c/30; 10,4% de variação no medicamento Versa 40 mg c/2. Outros 86,2% na Prednisona 20 mg c/10. E por fim, 77% no Annita Nitazoxanida 500 mg c/6.
ALERTA
Conforme o Procon, a pesquisa possui caráter meramente informativa. Todavia, alerta que os consumidores devem buscar tratamento e indicação médica antes da compra de qualquer medicamento.
De acordo com a Coordenadora do Procon Luana Esteche o aumento de casos da covid-19 é preocupante. “Temos visto o empenho do prefeito Celso Góes e equipe para conter a pandemia. Portanto, cabe ao Procon neste momento mostrar ao consumidor que é importante pesquisar antes de comprar. E, informá-los dos direitos quando for necessário”. A Coordenadora garantiu que o órgão segue vigilante para coibir práticas que destoem do código de defesa do consumidor.
Confira a tabela aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.