O preço do litro do álcool deverá subir em todo o Brasil, acompanhando a valorização da gasolina anunciada pela Petrobras na semana passada. A elevação do combustível fóssil já foi repassada para as bombas nos postos.
Segundo o levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, o preço médio do litro do etanol no país é de R$2,00 ao consumidor. Já a gasolina custa, em média, R$2,96. De acordo com um empresário do ramo, o reajuste do álcool é necessário, já que os dois combustíveis estão atrelados.
Antônio Carlos Cerezer é presidente de uma cooperativa de produtores de cana-de-açúcar presente em 23 cidades no interior de São Paulo. Ele explica que a produção na região durante este ano teve problemas devido à seca, e caiu cerca de 30% em relação a 2013. O litro do álcool custa, no momento, 61% do valor da mesma quantidade de gasolina. Para o doutor em engenharia mecânica da USP Maurício Trielli, o fato torna o uso do etanol ainda mais vantajoso.
O especialista disse a Milton Parron, no Ciranda da Cidade, que recomenda sempre a alternância de combustíveis aos motoristas; ele destaca que o procedimento não compromete o desempenho do carro.