O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai reduzir o preço das passagens de transporte intermunicipal de passageiros de todas as linhas que cruzam praças de pedágio. Isso porque, ocorre o término dos contratos de concessão nesta sexta (26) e sábado (27). Sendo assim, o DER encaminhará às empresas as novas tabelas com os preços das passagens, tirando os custos com pedágios.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, no caso das linhas rodoviárias padrão, o valor não entra na tarifa básica cobrada. Dessa forma, as empresas devem deixar de cobrar o valor do pedágio no ato da venda da passagem. Já no caso das linhas intermunicipais metropolitanas do interior do Estado, o preço do pedágio é calculado pelo número de eixos do veículo e de passageiros transportados. Assim, fica incluso no valor da tarifa básica.
Dessa maneira, as empresas devem passar a cobrar o valor reduzido após às 23h59 do dia 26 de novembro no caso das linhas que cruzam as praças de pedágio da Econorte, Viapar e EcoCataratas. Contudo, apenas após às 23h59 do dia 27 para as linhas que cruzam os pedágio da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia.
FISCALIZAÇÃO
Todas as empresas transportadoras de passageiros que atuam nessas linhas já receberam ofícios nessa terça (23) quanto à medida. Em anos anteriores as alterações eram feitas após o aumento do valor dos pedágios. Mas, agora, pela primeira vez, as passagens terão o preço reduzido devido ao fim da cobrança nas praças.
O DER, órgão público estadual responsável pela organização e administração do sistema de transportes comerciais, deve fazer a fiscalização. Atualmente, o órgão conta com mais de 400 linhas em atividade. Por fim, os fiscais do órgão atuam na verificação de veículos e venda de passagens em todas as regiões do Paraná. Assim, garantem o cumprimento da legislação e das obrigações contratuais das empresas.
Leia outras notícias no Portal RSN.