22/08/2023
Política

Prefeito anuncia "aperto" e culpa Dilma pela crise

imagem-85616

Cristina Esteche

O prefeito Cesar Silvestri Filho, de Guarapuava, anunciou rigor nos gastos públicos em 2015. Ele prestou contas do mandato de 2014 durante a primeira sessão do período ordinário na Câmara Municipal de Guarapuava ontem (03). Falando sobre a crise que afeta o País, Cesar Filho atribui a responsabilidade ao Governo Federal e informou que começou o ano com  déficit de R$ 200 mil em janeiro na arrecadação do município, o equivalente a 8,30% a menos do que janeiro de 2014. 

Outro repasse estadual que ainda não entrou nos cofres público é a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cuja alíquota foi alterada e a arrecadação será feita somente em abril.

“Não podemos nos cegar perante o contexto crítico do País e Guarapuava não é uma ilha isolada. O momento pelo qual passa o Brasil é fruto de uma série de decisões equivocadas que vem sendo tomadas há anos. O momento é crítico e exige cautela”.

Uma das cautelas para  manter as finanças equilibradas, apesar da crise, o prefeito anunciou uma série de medidas como, por exemplo, economia nas despesas correntes ( água, luz, telefone, material de consumo). Também pediu a compreensão do funcionalismo público municipal na questão salarial.

O prefeito observou  ainda que apesar dos governos federal e estadual aumentaram taxas de impostos, Guarapuava mantém os mesmos índices. “Somente o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] é que teve a correção inflacionária de 2,9%”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo