Por Cristina Esteche
Foto: Cesar silvestri Filho, prefeito de Guarapuava (arquivo RSN)
O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho e o secretário municipal do Meio Ambiente Celso Araújo encontram-se em Brasília nesta quarta (14). No Ministério do Meio Ambiente, o prefeito assina convênio para o repasse de cerca de R$ 600 mil oriundos de projeto contemplado pelo MA.
De acordo com a coordenadora do projeto , a bióloga da Sema, Selba Peres Lopes, o trabalho será voltado para a formação de agentes populares em educação ambiental em 13 comunidades próprias da agricultura familiar e que são habitadas por assentados, quilombolas e outras pessoas que compõem as comunidades tradicionais.
“O trabalho está embasado em três metas que serão cumpridas. A primeira é um curso de formação nas comunidades envolvidas, com duração de cinco meses. A segunda será a contratação de monitores e o desenvolvimento de uma campanha, enquanto a terceira é a implantação dos projetos elaborados durante o curso e que serão escolhidos em cada comunidade”.
Segundo a bióloga, o curso de capacitação vai envolver seis turmas com 30 participantes cada, somando 180 pessoas envolvidas, certificadas pelo Ministério do Meio Ambiente. Dentre elas, uma será escolhida e contratada para ser monitor e atuar na comunidade de origem. O período de contratação será de oito meses, com R$ 640 mensais. Haverá a contratação de 24 monitores
Durante o cursos, os futuros agentes desenvolverão projetos de acordo com a realidade da comunidade onde mora. O que melhor se adequar à demanda será implantado na própria localidade. De acordo com Selba, ainda durante o curso os participantes vão elaborar uma campanha de conscientização que será desenvolvidas nas comunidades. “Eles [participantes] vão fazer cartazes, folders, manual e outros produtos que serão distribuídos aos moradores”.
As comunidades envolvidas são: Paiol de Telha (Entre Rios), Fazenda Europa, Bananas, 13 de Novembro e Comunidade São Pedro, no distrito de Guará; Assentamento Nova Geração, na PR 170; Comunidade São Sebastião e distrito de Palmeirinha no Campo Novo I e II, Butiazinho, Campina Bonita, Gramados e Vila Maria das Dores.