22/08/2023
Cotidiano Região Segurança

Prefeito de Irati sanciona lei que cria ‘Patrulha Maria da Penha’

A Patrulha Maria da Penha é da Guarda Municipal. Todo o efetivo passou por um treinamento para entender mais sobre as leis que defendem as mulheres

Maria da Penha Guarda Municipal (1)

O objetivo da Patrulha Maria da Penha é auxiliar mulheres que sofrem violência familiar (Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

Todos os dias são registrados em delegacias de todo o país situações de violência contra a mulher. E quando falamos em violência ela não é apenas física. Muitas mulheres sofrem caladas frente a seus companheiros. Muitas vezes, há “motivos” para não denunciar.

Assim, mediante o crescente número de mulheres que tem se encorajado a denunciar as situações de violência familiar, o prefeito de Irati Jorge Derbli, sancionou uma lei que cria a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Irati.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o propósito é acompanhar de perto as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário. O projeto sugerido pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

O prefeito Jorge Derbli enfatizou que a Patrulha será mais um instrumento na luta contra essa crescente onda de violência, que atinge as mulheres iratienses.

Os números divulgados, com certeza são maiores, pois muitas mulheres se sentem acuadas, tem medo, ficam envergonhadas. Por isso, se calam e não denunciam os agressores. Com o envolvimento de todos os agentes públicos e entidades parceiras no correto e eficaz atendimento à mulher. Vamos trabalhar para mudar esse quadro. Precisamos romper esse ciclo de violência.

ADAPTAÇÕES

Assim, para o funcionamento da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, a prefeitura fez adaptações necessárias num antigo imóvel localizado na área do Centro Administrativo Municipal (CAM). Além das salas administrativas, cozinha, sanitário adaptado. Além de sala de arquivos, rampa de acesso para deficientes, telefone e internet, o local conta com espaço para escuta especializada.

Como o atendimento não poderá sofrer interrupção, recentemente todo o efetivo da guarda passou por um curso de formação sobre a Lei Maria da Penha, ministrado pela 8ª Companhia Independente de Polícia Militar. Através de convênio com o Ministério da Justiça, um veículo 0 km, devidamente equipado, será disponibilizado para a Patrulha.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.