O prefeito de Irati Jorge Derbli, divulgou nessa quarta (17), um novo decreto relacionado às medidas de prevenção da covid-19. As novas restrições em horários e serviços começou a funcionar a meia-noite de hoje (18). Conforme Derbli, em Irati, a pandemia está grave. Além disso, poucos leitos e insuficiência de medicamentos preocupam a administração.
Em comunicado o prefeito esclareceu as principais regras e limitações de enfrentamento à pandemia e prevenção à transmissão comunitária do coronavírus. O novo decreto destaca que no período das 20h30 até 5h, há restrição provisória de circulação de pessoas em espaços e vias públicas. Desse modo, sendo permitida apenas entrega de alimentos prontos para consumo na modalidade delivery até 22h, durante os dias de semana. A medida terá vigência até a meia-noite do dia 1º de abril.
Conforme Derbli, fica proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período do toque de recolher, estendendo-se a proibição para estabelecimentos comerciais.
DETERMINAÇÕES
Assim, a administração determina, durante os fins de semana, a suspensão de todos os serviços, exceto farmácias, postos de combustíveis e distribuidoras de gás. As atividades escolares não podem ocorrer no modo presencial. Portanto, instituições e professores devem oferecer ensino remoto.
Com restrição de horário e capacidade, nos dias de semana, das 8h às 20h, podem funcionar: atividades comerciais de rua não essenciais e prestação de serviços não essenciais. Entretanto, com limitação de 40% de ocupação. Restaurantes, bares e lanchonetes seguem os mesmos horários e capacidade. Academias podem começar a funcionar às 6h, com limitação de 30% de ocupação.
Confira todas as informações no decreto.
FALTA DE MEDICAMENTOS EM IRATI
Nessa terça (16), a secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski, o coordenador do Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 (COEF), Agostinho Basso e o provedor da Santa Casa de Irati, Ladilao Obrzut Neto, anunciaram o agravamento dos casos de internamento e que o hospital possui medicamentos específicos para sedação para mais 3,5 dias. O serviço de saúde da Região já entrou em colapso.
Irati registrou oito novos casos de covid-19 nessa quarta (17). O município contabiliza 3.671 confirmações da doença e tem 3.498 recuperados. Estão em isolamento domiciliar 105 iratienses e 26 internados, sendo 17 em enfermaria e nove em UTI. Além disso, 115 casos estão em investigação. Irati teve 42 óbitos pela infecção.
Leia outras notícias no Portal RSN.