22/08/2023
Cotidiano Em Alta Segurança

Prefeito de Marquinho denuncia perfil falso em rede sociais

Em nota pública, o prefeito repudiou os ataques e destacou que o material divulgado é 'fake', composto por prints e montagens grotescas

Juninho, prefeito de Marquinho (Foto: divulgação)

O prefeito de Marquinho, Élio Bolzon Junior (Juninho), denunciou a criação e divulgação de conteúdos falsos nas redes sociais. De acordo com o prefeito, um perfil falso foi criado utilizando o nome e foto dele. No perfil há a simulação de uma conversa com outra pessoa, com conteúdo íntimo.

Trata-se, portanto, de mais um caso envolvendo outros prefeitos, onde criminosos criam perfis falsos para tentar ‘manchar’ a reputação das vítimas. Recentemente,  o prefeito de Santa Maria do Oeste, Oscar Delgado se viu envolvido em caso semelhante.

Estamos diante de uma situação grave, que não atinge apenas a mim, mas vários gestores paranaenses. É um tipo de crime que fere a honra, espalha mentiras e tenta chantagear pessoas de bem.

Em nota pública, o gestor repudiou os ataques e destacou que o material divulgado é ‘fake’, composto por prints e montagens grotescas. O prefeito confirmou que já registrou Boletim de Ocorrência e que medidas civis e criminais estão sendo adotadas para identificar e responsabilizar a autoria do crime.

Juninho também fez um alerta à população sobre o perigo de compartilhar informações falsas e lembrou que o Código Penal Brasileiro prevê punições severas para calúnia (art. 138), difamação (art. 139) e injúria (art. 140). Penalidades previstas, inclusive quando os crimes ocorrem em meios digitais. O Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) também estabelece regras de responsabilidade e rastreabilidade no ambiente online.

Confiamos na verdade e na justiça. Nosso trabalho segue pautado pela transparência e pelo compromisso com o povo de Marquinho.

Casos semelhantes vêm sendo investigados em outros municípios paranaenses, envolvendo falsas conversas e tentativas de extorsão contra prefeitos, secretários e servidores públicos. As autoridades recomendam que qualquer cidadão que receba conteúdos suspeitos não compartilhe. Registre ocorrência e verifique sempre as fontes oficiais antes de repassar informações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.