O prefeito Cesar Silvestri Filho deve vetar o projeto de lei aprovado pela maioria dos vereadores da Câmara permitindo a implantação de um extintor na rótula em frente ao Fórum Desembargador Ernani Guarita Cartaxo, em Guarapuava. O “monumento” seria uma homenagem ao Corpo de Bombeiros, proposto pelo vereador Luiz Juraski, atendendo solicitação feita pelo Rotary Clube de Guarapuava. O recurso para implantação seria de origem privada.
A informação do veto do prefeito foi repassada ao Portal RSN por fontes internas da Corporação dos Bombeiros. Segundo a mesma fonte, foi dada sugestão ao vereador para que homenagem proposta seja a estátua de um bombeiro ou algum símbolo que represente os profissionais, mesmo porque o extintor é um equipamento comercial, que nada tem a ver com o Corpo de Bombeiros.
Outra questão que pode motivar o veto é de que o ponto escolhido para a implantação do extintor está localizado na esquina entre a Avenida Manoel Ribas e a Rua das Rosas, algumas quadras acima da esquina onde fica o Quartel do Corpo de Bombeiros, local onde também existe uma rótula que poderia receber a homenagem. A sugestão é de que o novo monumento seja implantado na entrada do bairro Primavera, onde fica a base da Corporação e onde será construído, também, um centro de treinamento que será modelo para o Paraná.