22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Prefeito media conversa entre diretoria e médicos da ortopedia

Um dos médicos da equipe de ortopedia disse que a conversa ocorreu, mas que a promessa de pagamento está sendo ouvida há quatro anos

instituto-virmond-guarapuava

Médicos de ortopedia do Instituto Virmond pararam de atender (Foto: Arquivo/RSN)

Uma conversa entre o prefeito Celso Góes (CDN), a diretoria do Instituto Virmond/Santa Tereza e a equipe de ortopedia busca o retorno do atendimento nesse setor. A equipe paralisou o atendimento na sexta (21) por falta de pagamento por parte do hospital. Conforme os médicos eles estão há um ano sem recebimento.

Entretanto, segundo o gerente operacional do Instituto, Michel Cunha, o débito tem um período menor.  Segundo ele, a dívida é de R$ 670 mil. “Deixamos de pagar por causa da pandemia quando houve uma parada no atendimento particular do Instituto. Portanto, o hospital passou a ter um déficit por mês. Essa queda acabou respingando na equipe”.

Todavia, Michel Cunha diz que a equipe de ortopedia possui um passivo de 2017 e 2018. Além de crédito em aberto de 2021. O Instituto Virmond é referência em ortopedia para os 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde. Isso equivale a um universo de 500 mil habitantes. E para impedir que pessoas que precisem de atendimento especializado que o prefeito conversou com os médicos.

O município não pode fazer nada para solucionar essa situação. Não podemos fazer aporte financeiro. Porque trata-se de uma contratualização entre o Estado e o Instituto.

Conforme Góes, a Secretaria de Estado da Saúde contratou os serviços de alta complexidade em ortopedia para atendimento no Instituto. Todavia, segundo informações, com a queda da receita mensal, o aporte não cobre a totalidade das despesas.

“Por intermédio do prefeito e do vice, que é irmão de um dos integrantes da equipe, iniciamos uma proposta para que eles mantivessem o serviço. Para não gerar ônus a população”. Conforme Michel, a intenção é pagar em dia até a conversa com a Secretaria de Saúde “para que possamos rediscutir os valores. E posteriormente poder garantir os recebíveis de 2021 que ficaram para trás”.

ATÉ AGOSTO

Todavia, como o contrato vence em agosto, a ideia é rever os valores repassados, já que segundo, Michel, a última revisão ocorreu em 2018. Além disso, ele acredita que “com certeza, posteriormente, vamos poder discutir como liquidar o passivo da gestão passada”.

De acordo com o gerente, a atuação do prefeito Celso Góes e a preocupação da equipe com o bem-estar dos pacientes “foi imprescindível” para este diálogo entre o Instituto e a equipe. “Estamos acreditando que teremos a solução para este impasse”. Ele também ressalta as intervenções dos deputados estaduais Cristina Silvestri e Artagão Junior.

Contudo, um dos médicos da equipe de ortopedia disse ao Portal RSN que a conversa ocorreu, mas que a promessa de pagamento está sendo ouvida há quatro anos. Além de que, até o momento, não houve nenhuma proposta formal por parte do Instituto Virmond.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo