Maior segurança na cidade e no interior e na comunidade está sendo uma das maiores preocupações do prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski (PSDB). Ele solicitou ao comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, major Gilmar Golemba, a implantação da patrulha rural e do serviço reservado (P2) no município. Na visita feita ao prefeito, na semana passada, o major estava acompanhado pelo 1° Tenente Wallla Souza Adairalba, comandante da 4ª Cia da Polícia Militar.
A P2 é a Seção de Inteligência da Polícia Militar e pode atuar levantando informações úteis na elucidação de crimes. Normalmente fazem levantamento de área onde há traficantes, tipos de crimes, milícias, simpatizantes de facções criminosas, informantes da PM e outros dados. O trabalho dela não se confunde com o da Polícia Civil porque a Polícia Civil, que é a polícia judiciária trabalha com provas enquanto a P2 trabalha com informações, que só podem virar prova depois de confirmadas.
Já a Patrulha Comunitária Rural dispõe de uma equipe que percorre pelas localidades do interior com visitas sistemáticas a proprietários de terras, pequenos agricultores, trabalhadores, levantando as prioridades de segurança para no interior do município.