22/08/2023
Paraná Política Região

Prefeitos da Região ganham ‘Prêmio Gestor Público’

Prefeitos de Bituruna, Mato Rico, União da Vitória, Altamira do Paraná e Nova Tebas estão entre os 41 gestores públicos premiados no Paraná

premio gestor público

Prefeitos durante solenidade na Alep (Foto: Divulgação)

Cinco municípios da Região foram contemplados com o Prêmio Gestor Público Paraná 2019. Assim, ao todo 41 prefeitos do Estado foram reconhecidos. Porém, na Região os destacados forma Bituruna, Mato Rico, Altamira do Paraná, União da Vitória e Nova Tebas.

De acordo com a organização do Prêmio, as iniciativas desenvolvidas foram consideradas de alta relevância social. Isso porque inspiraram mudanças na realidade de pequenos, médios e grandes municípios paranaenses.

Os projetos foram inscritos 7ª edição dessa premiação que, pelo recorde de participantes, se consolidou como uma das mais importantes desse segmento no Brasil.

Conforme a organização, o  PGP-PR é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado (Sindafep). Assim, a entidade premia o compromisso dos prefeitos paranaenses por suas boas práticas nas áreas de Educação, Habitação, Saúde, Assistência Social, Administração Tributária, entre outras. Os projetos tem como foco a melhoria do bem-estar da população.

Cada município pode inscrever até  cinco projetos que foram  avaliados por auditores fiscais. A comissão  percorreu  o Estado validando as iniciativas. Segundo a organização, foi feita a verificação da documentação e conversa com os beneficiados pelos projetos.

CRIVO

De acordo com a organização do prêmio, os projetos passaram ainda pelo crivo de um Comitê Técnico e uma Comissão Julgadora. São eles que definem os municípios contemplados com os Troféus de Melhor do Ano, Tema do Ano e Tecnologia e Inovação em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a semana.

Conforme a assessoria do Sindicato, neste ano, 37 prefeitos e 16 deputados estaduais estiveram presente na solenidade de premiação. Entre entre eles, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano; o 1º secretário, Luiz Claudio Romanelli e o líder do governo, Hussein Bakri.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Darlan Scalco os projetos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos: “Foram 200 projetos inscritos e 52 premiados que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. Um projeto às vezes dos mais simples, mas que busca de fato a qualidade de vida das nossas crianças e dos nossos idosos”.

CONTEMPLADOS NA REGIÃO

Bituruna, por exemplo, ganhou  o Troféu PGP-PR com o ‘Mais Pinhão’.  De acordo com a Prefeitura, com a necessidade de combater o desmatamento e ampliar a capacidade produtiva, o projeto usa uma técnica que reduz o tempo de produção de pinhão. A iniciativa garante o crescimento econômico e a preservação ambiental.

Altamira do Paraná recebeu o Certificado de Reconhecimento com o trabalho de doação de sangue. Com um baixo índice de doadores de sangue, o projeto estabeleceu a meta de 15 doadores por mês. Em 2018, por meio da divulgação e oferta de Café VIP e Transporte Exclusivo no dia da doação, a meta foi superada em 40%.

Em Novas Tebas as unidades de conservação também mereceram o Certificado de Reconhecimento. Assim, com o crescimento desordenado do desmatamento, o projeto criou unidades de conservação. Tratam-se de instrumentos organizadores das áreas naturais protegidas. E que propiciam pesquisas científicas, atividades de conscientização ambiental e aumentaram o ICMS Ecológico.

DOIS PRÊMIOS

Porém, em Mato Rico o Parque Ambiental do Gamelão foi considerado uma Realidade que inspirou uma cidade. Assim, foi merecedor do Certificado de Reconhecimento.

Inicialmente, o parque foi criado apenas para solucionar a questão das enchentes. Entretanto, após a melhora da infraestrutura, o projeto incentivou a comunidade a aproveitar o ambiente e praticar atividades esportivas e culturais

Esse município também levou um segundo prêmio com o projeto 1º Emprego do Jovem Aprendiz, da Teoria à Prática e Atividades Pedagógicas e Lúdicas na Com o cenário do alto número de crianças em situação de vulnerabilidade e que trabalham, o programa passou a fornecer uma qualificação profissional que une a teoria e a prática, exigindo ainda a frequência escolar.

União da Vitória também mereceu prêmio. O projeto Mobilidade e Estruturação Urbana: Ligação Centro ao Distrito de São Cristóvão ganhou o Troféu de Reconhecimento.

O projeto implementou obras para melhoria e ampliação da capacidade de interseção existente, adequação de sentido de via, revitalização  das avenidas, trazendo mais qualidade de vida e segurança para os moradores.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.