De acordo com a assessoria de imprensa, a preocupação dos profissionais da saúde de Candói, é sobre a baixa procura pela vacinação, principalmente no interior. Além disso, a assessoria informo que está sendo exigida a carteirinha de vacinação dos pais, no momento da imunização dos filhos.
O objetivo da prefeitura é chegar em todas as comunidades do município por meio de uma campanha. A enfermeira Rosana Oliveira, informou que a questão está sendo discutida com o secretário de saúde.“As áreas de risco estão localizadas próximas as matas, precisamos chegar até essas regiões e imunizar todos os moradores”.
Além disso, ela pediu a compreensão da população que não sacrifique os macacos. Eles não são os transmissores da febre amarela e sim hospedeiro. Caso encontre um animal morto, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde. A secretaria vai acionar uma equipe especializada de Curitiba, para analisar os restos mortais do animal.
DOENÇA
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. As primeiras manifestações da doença são, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
Além disso, no ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus e no meio urbano. A transmissão é através do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue.