22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava anuncia novo decreto na Semana Santa

Comércio teve horário de atendimento ampliado. E sexta (2) e domingo (4) nem mercados poderão abrir. O prefeito Celso Góes fez apelo emocionado

4bde1f13-9f12-432c-9352-1be93855c622

Anúncio ocorreu hoje (29) (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava anunciou na manhã desta segunda (29) alterações no Decreto Municipal durante a Semana Santa. As medidas preveem conter da covid-19 no município. Desse modo, na sexta (2), Sexta Feira Santa, deve ocorrer lockdown no município, somente podem atender farmácias, postos de gasolina, menos a conveniência.

Ainda segundo as determinações, o comércio teve flexibilização de funcionamento. Cada um, de acordo com a sua regulamentação, pode abrir dentro do período das 8h às 20h até quinta (1). Já no sábado (3), com 30% da capacidade, todos podem abrir entre as 8h e às 20h, incluindo supermercados. Além disso, no domingo (4), estão possibilitados de abrir somente postos de combustíveis e farmácias, mercados devem ficar fechados.

Durante o anúncio o prefeito Celso Góes reforçou que o objetivo é auxiliar a população e comerciantes. Além disso, chamou a atenção para que as pessoas cumpram as medidas. “Se não usarem máscaras, manterem o distanciamento e seguirem as medidas de contenção, vamos demorar muito para sair desta pandemia”. O prefeito voltou a falar sobre as festas clandestinas e aglomerações desnecessárias.

MAIS CONSCIÊNCIA

“Nós em Guarapuava estamos vivendo um momento caótico, na semana que vem deve se concretizar a abertura de mais 10 leitos de UTI em Guarapuava. Fazemos parte de uma interligações de hospitais que vai daqui até Paranaguá. Mas, temos que lembrar que nossa capital está em lockdown, o litoral está em lockdown, e nós ainda não chegamos neste ponto. Desse modo, quero pedir que os guarapuavanos nos ajudem”.

Além disso, o prefeito reconheceu a necessidade de manter a ordem econômica e social do município. “As pessoas precisam manter seus empregos, comerciantes trabalhar. Precisamos evitar e controlar uma possível crise econômica e social. Portanto, peço que cada guarapuavano seja um fiscal da pandemia. Cobrem os amigos, o vizinho, o colega de trabalho. Por fim, chame a atenção de um desconhecido para que todos possamos trabalhar com qualidade”.

O secretário de Saúde, Jonilson Pires, reiterou que hoje (29) não há vagas disponíveis no Hospital Regional de Guarapuava nem no Hospital São Vicente de Paulo. Ele destacou que há pessoas que aguardam uma vaga, mas que estão estáveis. “Nosso trabalho tem ocorrido diuturnamente. Recebemos ampolas que servem para sedação, mas estamos correndo atrás. Os profissionais estão desgastados a situação não é fácil para ninguém”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.