22/08/2023
Região Segurança

Prefeitura de Irati e Sesp assinam termo de cooperação técnica

Medida vai permitir mais agilidade nas investigações por parte da Segurança Pública e autonomia do município de Irati no acesso a informações

irati-morro3

Medida vai permitir mais agilidade nas investigações por parte da Segurança Pública e autonomia do município de Irati no acesso a informações (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Irati vão compartilhar informações gerais e de segurança, juntando Estado com município por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica. O município de Toledo também assinou o termo esta semana.

Assim, conforme a Agência Estadual de Notícias, a medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança Pública. E autonomia para que o município por meio da Guarda Municipal, acesse algumas informações de interesse com mais facilidade.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado e a aproximação com os municípios, fazem parte do planejamento estratégico da segurança pública.

“Reforçamos o trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo em prol da celeridade na pronta resposta aos paranaenses. Ao compartilhar essas informações com os municípios do Estado, também fortalecemos a agilidade no trabalho de policiamento da Região”.

GUARDA MUNICIPAL

Conforme a Agência, o Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná com guardas municipais já contempla 29 cidades paranaenses. O objetivo é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança. Além disso, integrar as guardas municipais ao sistema.

A partir de agora, Irati e de Toledo agora poderão acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção até consultas e demais informações. Desse modo, os municípios também têm a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança que possui estatísticas criminais.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a importância deste convênio. “Estamos muito agradecidos pela parceria com esse sistema de segurança, que estão olhando para os pequenos municípios e atentos como um todo para a segurança do Paraná. Com isso quem ganha é a população”.

De acordo com o secretário municipal da segurança de Irati, Edson Luis Elias, o convênio vai possibilitar a celeridade nos trabalhos de segurança no município. “Este boletim integrado vai favorecer o município, pois a Guarda Municipal vai ser um auxílio à Polícia Militar na consulta às informações de forma muito mais prática, principalmente na era do celular, e não atrapalha o trabalho de policiamento”.

TRABALHO NA PRÁTICA

Por fim, o comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre, falou como vai funcionar o trabalho na prática e o benefício ao município de Irati.

“Será o ganho de tempo no atendimento da ocorrência. O cidadão que está com alguma coisa em seu desfavor, nós poderemos consultar, de forma rápida, e também ter uma ação mais rápida. Antes a gente perdia um tempo nas consultas com outros órgãos. Agora teremos esse acesso direto”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.