A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Irati vão compartilhar informações gerais e de segurança, juntando Estado com município por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica. O município de Toledo também assinou o termo esta semana.
Assim, conforme a Agência Estadual de Notícias, a medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança Pública. E autonomia para que o município por meio da Guarda Municipal, acesse algumas informações de interesse com mais facilidade.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado e a aproximação com os municípios, fazem parte do planejamento estratégico da segurança pública.
“Reforçamos o trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo em prol da celeridade na pronta resposta aos paranaenses. Ao compartilhar essas informações com os municípios do Estado, também fortalecemos a agilidade no trabalho de policiamento da Região”.
GUARDA MUNICIPAL
Conforme a Agência, o Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná com guardas municipais já contempla 29 cidades paranaenses. O objetivo é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança. Além disso, integrar as guardas municipais ao sistema.
A partir de agora, Irati e de Toledo agora poderão acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção até consultas e demais informações. Desse modo, os municípios também têm a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança que possui estatísticas criminais.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a importância deste convênio. “Estamos muito agradecidos pela parceria com esse sistema de segurança, que estão olhando para os pequenos municípios e atentos como um todo para a segurança do Paraná. Com isso quem ganha é a população”.
De acordo com o secretário municipal da segurança de Irati, Edson Luis Elias, o convênio vai possibilitar a celeridade nos trabalhos de segurança no município. “Este boletim integrado vai favorecer o município, pois a Guarda Municipal vai ser um auxílio à Polícia Militar na consulta às informações de forma muito mais prática, principalmente na era do celular, e não atrapalha o trabalho de policiamento”.
TRABALHO NA PRÁTICA
Por fim, o comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre, falou como vai funcionar o trabalho na prática e o benefício ao município de Irati.
“Será o ganho de tempo no atendimento da ocorrência. O cidadão que está com alguma coisa em seu desfavor, nós poderemos consultar, de forma rápida, e também ter uma ação mais rápida. Antes a gente perdia um tempo nas consultas com outros órgãos. Agora teremos esse acesso direto”.
Leia outras notícias no Portal RSN.