A Prefeitura de Irati fez um levantamento na manhã desta quinta (20) sobre os estragos provocados pelo temporal. Somente na madrugada de hoje, as pancadas de chuva chegaram a somar 66,5 milímetros. Por isso, alguns locais da cidade ficaram danificados, como os bairros Alto da Glória e Vila Nova. Também há registros nos bairros Canisianas, Tucholka, Nhapindazal, Choma e outras Regiões em menor volume.
Entre os maiores danos, está em uma casa no bairro Vila Nova, onde caíram pinheiros sobre a residência. No entanto, ninguém se feriu. Além disso, ocorreram quedas de árvores em outros locais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha na remoção. Inicialmente, o trabalho se concentra na retirada das árvores que estejam bloqueando as ruas e, na sequência, serão removidas as que estão em passeios públicos.
A Secretaria de Meio Ambiente também orienta que em caso de ameaça de queda de árvore, colocando vidas em risco, o proprietário do casa entre em contato com o Instituto Água e Terra (IAT), que autoriza ou não o corte, após avaliação técnica.
ATENDIMENTO
Além disso, houve o registro de danos em estruturas públicas, como uma casa no bairro Vila Nova, onde caíram pinheiros sobre a residência.
A prefeita interina, Ieda Waydzik, percorreu os locais onde ocorreram estragos. De acordo com ela, as equipes da Prefeitura trabalham desde as primeiras horas do dia para atender as demandas da população. “Ocorreram estragos, mas a situação está sob controle. Vamos realizar os reparos necessários e limpeza, e também auxiliar as famílias que necessitem do nosso apoio”.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Irati, as equipes prestaram atendimentos no corte e desgalhes de árvores que estavam caídas em via pública do município e na PR-438, sentido Irati/Teixeira Soares. A corporação também atende solicitações para entrega de lonas a famílias atingidas pelo temporal, trabalho também feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Mas vale lembrar que até agora, não há desabrigados ou desalojados no município. Por fim, equipes da Sanepar e Copel também trabalham para reestabelecer os sistemas de energia elétrica e abastecimento de água.
Leia outras notícias no Portal RSN.