22/08/2023
Região

Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu é reaberta

Após três dias, manifestantes do MST liberaram o acesso ao paço municipal

MST

Há três dias, integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) do acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, de Rio Bonito do Iguaçu, interditavam a entrada da prefeitura municipal. No início da tarde desta quarta feira (25), o acesso à prefeitura foi liberado.

Entenda o caso:
Integrantes do MST barram entrada da prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu
Audiência deve definir rumos do bloqueio à prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu

A liberação ocorreu após o encerramento de uma audiência com a promotora de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul nesta manhã e posterior assembleia entre o Movimento e autoridades municipais. Participaram da reunião o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu Ademir Fagundes, o prefeito de Nova Laranjeiras Lineu Gomes, os presidentes das Câmaras de Vereadores Milton Rodrigues e Altamiro Scheffer, e a coordenação do MST.

O acordo firmado a partir da audiência pôs fim à ocupação (Foto: Gilmar Dias e Dennis Migliorini/ Ascom)

Na ocasião, ficaram acordadas as atribuições do poder público nas terras do acampamento Guajuvira – o qual pertence à Nova Laranjeiras. De acordo com a ata de reunião encaminhada ao Portal RSN, recomendações administrativas foram direcionadas aos prefeitos de Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras sobre a manutenção e conserto das estradas que dão acesso aos Acampamentos Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, localidade de Guajuvira – região pertencente à Nova Laranjeiras.

Além disso, estabeleceu-se também a realização de mutirões entre os dois municípios para restabelecer as condições de usos das estradas que atendem a região de divisa do acampamento Herdeiros da Terra com o assentamento Ireno Alves.

Para o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, a divisão de compromissos ficou equivalente e deve atender todas as solicitações do MST.

“Tomando sensibilidade diante da atual situação das famílias, ficou acordado perante a promotora que a parte de saúde e educação, Rio Bonito ficará responsável e na parte de viação, Nova Laranjeiras vai ajudar com máquinas trabalhando oito dias úteis na adequação de estradas em ritmo de mutirão”.

De acordo com o coordenador do Movimento nos Acampamentos de Rio Bonito do Iguaçu, Alecir Daga, a avaliação do protesto nesses dias foi positiva.

“Houve um grande esforço para que ambas as cidades assumissem suas responsabilidades frente nossas reivindicações. Agradecemos as ajudas da paróquia e da população com alimentação e teto onde dormimos nesses dias. Nosso povo é organizado, não ocupamos a prefeitura, ficamos de frente. Cuidamos do patrimônio pois não somos baderneiros. Mostramos para a população da cidade que nosso povo vem da classe trabalhadora”.

ALTERAÇÃO DAS DIVISAS

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores Milton Rodrigues e o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu Ademir Fagundes, as cidades devem buscar apoio de deputados na Assembleia Legislativa para que, após a aprovação do projeto de lei seja continuado o procedimento já existente em uma Comissão do Legislativo Estadual em 2010, bem como o órgão responsável pela divisão cartográfica, na aprovação e alteração dos territórios onde estão as famílias do Movimento.

A iniciativa deve inserir a região que atualmente pertence à Nova Laranjeiras no território de Rio Bonito do Iguaçu, considerando também que na localidade há um bloco rural que fomenta renda para Rio Bonito do Iguaçu há anos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.