22/08/2023



Geral

Prefeitura de Turvo cancela atendimento médico no interior

* Por Rogério Thomas

A Prefeitura de Turvo está andando na contramão do que incentiva o Governo Federal em atendimento à Saúde no Município. Desde a última semana (segunda feira – 16 de novembro) a Secretaria de Saúde suspendeu o atendimento médico nos Programas Saúde da Família (PSF) instalados no interior do Município.

Em comunicado oficial, postado nas redes sociais da Prefeitura, a responsável pela Secretaria de Saúde, Sandra Fassini, faz apenas o anuncio da suspensão dos trabalhos dos médicos no interior do Município, mas não justifica o motivo dessa suspensão.

VEJA O COMUNICADO OFICIAL POSTADO EM VÍDEO:

 

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, “script”, “facebook-jssdk”));

ATENÇÃO POPULAÇÃO DO MUNICIPIO DE TURVO SEDE E INTERIOREste video é muito importante para todos

Posted by Divulgação Imprensa Municipal de Turvo-PR on Sexta, 13 de novembro de 2015

Com o fim do atendimento nos PSFs do interior, os moradores das localidades que tinham médicos atendendo no local, têm que se deslocar para a sede do Município, inchando a estrutura de atendimento.

O QUE É PSF?

O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF). Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problema de saúde da comunidade.

Diante dos ótimos resultados já alcançados, o Ministério da Saúde está estimulando a ampliação do número de equipes de Saúde da Família no Brasil. E, para isso, é fundamental a mobilização das comunidades e dos prefeitos, pois só por intermédio deles as portas dos municípios se abrirão para a saúde entrar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo