Da redação – A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou nota esclarecendo sobre a devolução do dinheiro das incrições do concurso público. Na nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura trata as informações prestadas por este site na matéria “Prefeitura de Guarapuava já admite devolver dinheiro do concurso público”, como "inverídicas."
Segundo a notinha da Prefeitura, "o Secretário Municipal de Finanças, Leocádio Pupo, esclarece que em entrevista ao radialista Tonico de Oliveira, da Rádio Cultura, afirmou: Caso o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Guarapuava venha, por qualquer razão, a ser cancelado, estará garantida a devolução do valor pago pelas inscrições aos candidatos. Porém o Concurso Público está apenas suspenso, por determinação judicial por tempo indeterminado."
A Rede Sul de Notícias, esclarece, porém, que se baseou em afirmações do próprio secretário que pela primeira vez vem a público para tratar do assunto.O concurso público tem cerca de 16.000 inscritos e foi suspenso pela Justiça por "tempo indeterminado". A 2ª Vara Civel de Guarapuava acatou, liminarmente, ação cautelar impetrada pelo Ministério Público. A Promotoria encontrou diversas irregulares na organização do concurso, desde a contratação das empresas até o lançamento dos editais.
Suspeitas graves, como direcionamento na contratação das empresas e favorecimento a alguns dos inscritos, cercam o que deveria ser o "maior concurso público da história de Guarapuava", segundo o prefeito Fernando Ribas Carli.
A Prefeitura está apostando que a Justiça vai derrubar a liminar e autorizar a realização do certame, mesmo com tantas flagrantes irregularidades.
A Rede Sul de Notícias está recebendo, diariamente, vários e-mails de candidatos que desejam a devolução da taxa paga pela inscrição. Uma das reclamações dos inscritos é de que não conseguem nenhuma informação da Prefeitura. A única declaração oficial sobre o caso tinha sido feita pelo Procurador do Município, Luciano Alves Batista afirmando que a Prefeitura não devolveria o dinheiro porque vai realizar o concurso.
Há inscritos que não confiam mais na idoneidade da seleção e pedem a devolução do dinheiro para inscrição em concursos públicos ofertados em outros municípios. Quem mora em outras outras cidades mas concorreria a uma das 750 vagas ofertadas questiona quem vai ressarcir as despesas com passagens, estadia e alimentação dispendidas para fazer as provas em Guarapuava, já que não foram comunicados oficialmente sobre o cancelamento por tempo indeterminado do concurso. Advogados especialistas nessa área orientam que o registro de Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia de Policia é uma das alternativas para Preservação de Direitos em casos de cancelamento de concursos públicos.