Taís Nichelle
A população está abandonando seus animais nas ruas de Guarapuava. Em alguns locais, como no Aterro Municipal, a situação está incontrolável. Em resposta à reportagem escrita pela RedeSul de Notícias, que relatou a superlotação de cães no lixão, o engenheiro ambiental responsável pelo Aterro Municipal, Cleverson Luiz Dias, declara que a Secretaria do Meio Ambiente fará o possível para retirar e tratar esses animais abandonados no Aterro.
Contudo, isso claramente não resolve a situação. “A resolução do problema não depende só das autoridades. As pessoas devem ter consciência de que quando você adota um animal de estimação, ele é sua responsabilidade até o fim da vida dele. A pessoa não pode abandonar o animal na rua. Isso é crime. Nós vamos tirar os animais do Aterro, mas infelizmente isso não resolve, o que resolve é a população se conscientizar”, desabafa o engenheiro.
Cabe deixar claro que abandonar e maltratar animais é crime. Quem fizer isso, está sujeito a pagar uma multa no valor de R$1200,00 por animal lesado. A população deve fazer a sua parte e fiscalizar: se você presenciar ou souber de alguém que maltrata qualquer animal, registre o ato com fotos ou vídeos e procure a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência.