A Prefeitura de Prudentópolis quer impulsionar a produção de maracujá no município. Até agora, o administração já doou 72 mil mudas da fruta para os produtores que desejam apostar na fruticultura. A viabilização de recursos ocorre por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Desde 2019, há uma campanha de apoio aos agricultores locais, começando com cursos de capacitação na cultura do maracujá.
Já no último ano, a prefeitura beneficiou cerca de 180 agricultores, distribuindo aproximadamente 400 mudas para cada um, totalizando 72 mil mudas doadas. Além disso, a Secretaria de Agricultura oferece um suporte contínuo aos agricultores. Eles tem acesso aos técnicos agrícolas que orientam sobre as melhores práticas de manejo da fruta.
De acordo com a secretaria, este suporte inclui cuidados contra pragas, técnicas de fertilização e manutenção do solo, entre outras técnicas essenciais para uma produção frutífera sustentável e produtiva.
O compromisso da Administração é proporcionar aos agricultores as ferramentas e conhecimentos necessários para aprimorar as práticas agrícolas, garantindo assim um futuro promissor para a fruticultura em nossa Região e promovendo a geração de renda para essas propriedades
Veja o relato de um dos produtores participantes do projeto, no vídeo abaixo.
MARACUJÁ
O maracujá pertence a uma biodiversidade essencialmente brasileira, conforme a Embrapa. Diferentes partes das plantas têm uso comercial, como os frutos para consumo in natura (maracujás-doces), enquanto a polpa pode fazer parte da fabricação de sucos e néctares (maracujás-ácidos). As flores podem compor ornamentações (maracujás-ornamentais) e as sementes, folhas e hastes para produção de matéria-prima para indústrias de condimentos, cosméticos e farmacêutica (maracujás funcionais-medicinais).
Além disso, a polpa também pode ser utilizada na formulação mista com outras polpas de frutas, extrato de soja, na formulação de produtos lácteos como iogurtes, na fabricação de bombons, bolos, sorvetes, mousses, geleias e doces. Por fim, em escala artesanal, a polpa e sementes são usadas na elaboração de pratos doces e salgados, apreciados na culinária gourmet.
(*Com informações da Embrapa)
Leia outras notícias no Portal RSN.