Cristina Esteche, com assessoria
A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo lança o o programa Plantando Vida e Cor, qe vem de encontro aoutro projeto já em desenvolvimento pela empresária Kátia Burko, Guarapuava – Cidade das Cerejeiras. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, a primeira atividade do programa oficial aconteceu nesse domingo (21), na Praça da Ucrânia, no Trianon. A proposta visa chamar a atenção do guarapuavano para a questão ambiental.
“Vamos incentivar todos os guarapuavanos a cuidarem da nossa cidade, assim como a prefeitura está fazendo diariamente com os parques, praças e todos os locais públicos que podem ser usados para o lazer e diversão das famílias”, comentou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
O Programa "Plantando Vida e Cor" inclui diversos projetos e também apoia uma ideia da iniciativa privada chamada "Guarapuava – A Cidade das Cerejeiras", idealizado pela empresária guarapuavana Katia Burko. “Guarapuava tem muitas potencialidades, mas nunca conseguimos desenvolver o turismo em nossa região e, um dia, caminhando pelo Parque do Lago, logo após a florada de cerejeiras, pensei: por que não transformamos Guarapuava na cidade das cerejeiras?.” Segundo Kátria, as primeiras mudas de cerejeiras, foram adquiridas por ela. “Agora já contamos com o apoio de muitos parceiros. As 35 mudas de cerejeiras, que estão sendo plantadas aqui na Praça da Ucrânia foram doadas por Hermínio Kaneko”. E o doador das mudas ficou satisfeito ao observar a adesão da comunidade no plantio das novas árvores. “Esse é um momento contagiante em que vemos a comunidade abraçando uma causa em prol de todos e da natureza, em si”, comemora o empresário que, junto com a sua família também plantou uma muda de cerejeira. “Com isso incentivamos a proteção e cuidado com o meio ambiente, além da integração da comunidade”.
A primeira muda de cerejeira foi plantada na Praça da Ucrânia pelo prefeito Cesar Filho, acompanhado da empresária Katia Burko, Kazuo Kawakami e várias crianças, escoteiros e alunos do Colégio Assunção, que fica em frente à Praça. “Eu só quero ver daqui uns dias essa árvore bem grandona cheia de florzinhas. Isso aqui vai ficar muito lindo”, exclamou a pequena Beatriz, de 6 anos, que não teve dúvidas na hora de colocar as mãos na terra. “Vou ajudar a plantar essa aqui porque quero cuidar dela para sempre”.
Cidade das Cerejeiras
Com o projeto "Guarapuava – A Cidade das Cerejeiras", inúmeras mudas já foram plantadas em várias residências, nos campi da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), escolas, creches, entre outros lugares da cidade. “Dentre todos os objetivos deste nosso projeto, alguns que ainda serão alcançados a longo prazo, o principal deles é a conscientização sobre os cuidados com as nossas árvores, com o nosso verde e com o nosso meio ambiente”, explica a coordenadora do projeto Margarida Andrade. Segundo Margarida, o grande trabalho de conscientização ambiental está sendo feito com as crianças de Guarapuava. “Estamos nas Escolas e Cmeis da rede municipal de ensino fazendo o plantio e ensinando aos pequenos a importância de cuidarmos do meio ambiente, garantindo a qualidade de vida para todos nós”.
Ainda de acordo com a empresária Katia Burko, o prefeito Cesar Silvestri Filho encampou a ideia. “Contamos ainda com as parcerias das secretarias municipais do Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Obras e do próprio prefeito”, afirmou.