22/08/2023



Prefeitura muda discurso na polêmica das marginais

Guarapuava – Tudo indica que o prefeito Fernando Ribas Carli (PP) vai voltar atrás e construir as marginais à BR- 277.
Essa conclusão parte de entrevista concedida pelo secretário da Indústria e Comércio Mauro Claudio Temoscho à Cultura AM. O mesmo secretário que foi desautorizado publicamente pelo prefeito nessa questão se mantece quieto até então, foi reconduzido ao cargo, e agora dá razão ao prefeito – o que não poderia ser diferente na atual situação.
Mauro é um dos vários signatários de documento entregue ao deputado federal Cezar Silvestri (PPS) solicitando recursos para a obra. Assinou em nome do Município, mas o prefeito disse que as obras solicitadas pelos empresários não são prioritárias e que é ele (o prefeito) quem sabe o que o município precisa. Disse isso para avisar de que o dinheiro conquistado por Silvestri e que soma R$ 2,2 milhões seria destinado para a revitalização da Avenida Ivo Carli e não para as obras das marginais. A justificativa oficial é de que o recurso, segundo a emenda, é para execução de obras de infra-estrutura urbana. Portanto, pode ser investido onde o prefeito achar melhor.
Os empresários “espernearam” mostrando que a entrada da cidade precisa ser revitalziada, que ali existem várias indústrias geradoras de emprego e divisas, depois preferiram ter “jogo de cintura”; Mauro se calou; mas o deputado não aceitou a imposição do prefeito e retificou a emenda orçamentária em questão no Ministério das Cidades destinando o dinheiro, de forma específica, para as marginais. Foi isso que motivou a mudança do discurso na Prefeitura.
A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) assiste o entrave político de perto e o presidente da entidade, Valdir Grígolo age com cautela, buscando colocar “panos quentes”. Diz que só quer que a obra seja realizada.
Agora a Indústria e Comércio, secretaria que busca atrair novas empresas, que prega a geração de empregos e de renda, entre outras atribuições, recupera a voz e diz que “agora, sim”, com uma verba específica para a obras das marginais, o trabalho deverá ser executado, afinal, como o próprio secretário afirmou, se trata de uma região onde existe grandes empresas.
(CE)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo