O aterro privado que começou a operar em junho de 2020, possui capacidade para receber até 400 toneladas de lixo por dia. Esse valor representa mais do que o dobro da quantidade de resíduo sólido urbano (RSU) gerado em Guarapuava.
A proposta da empresa é uma solução moderna e ambientalmente adequada para disposição de resíduos domiciliares da cidade. Assim como de outros municípios da Região Centro Sul. Além disso, a Eficiência Ambiental apresenta soluções para resíduos industriais e comerciais, barateando custos com a destinação final das empresas já instaladas na Região. E ainda viabiliza a instalação de novas indústrias no município.
Guarapuava gera em média 100 toneladas de RSU por dia, que estão sendo coletadas com o auxílio da nova frota de caminhões entregues à Secretaria de Obras no início de fevereiro. A compra dos veículos ocorreu por intermédio do programa Lixão Zero, depois que a Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava teve projeto selecionado para receber R$ 4,9 milhões.
Além da compra dos caminhões, o recurso destina-se ainda a projetos de modernização e ampliação da coleta de resíduos sólidos urbanos.
EXEMPLO NACIONAL
De acordo com João Kloster, Gestor Administrativo da Eficiência Ambiental, juntando esforços com as melhorias públicas no serviço de coleta executado pela prefeitura, Guarapuava será exemplo nacional na gestão de seus resíduos.
“A empresa está preparada para prestar um serviço de qualidade para o município e ao cidadão, que poderá ficar tranquilo quanto à destinação correta de seus resíduos”.
Ainda conforme os empresários responsáveis pelo negócio, o início das atividades do aterro trará um grande impacto socioeconômico para a Região, gerando empregos e renda. Além de fomentar o setor de transporte e atrair novos negócios que dependem da acessibilidade a um empreendimento como ao da Eficiência Ambiental para viabilizar as operações.
Para mais informações, acesse: www.eficienciaambiental.eco.br e bit.ly/3eafvmQ
Leia outras notícias no Portal RSN.