A Prefeitura de Guarapuava prorrogou por mais 10 anos a concessão da empresa Pérola do Oeste no serviço de transporte coletivo. A medida divulgada nesta terça (17) afirma que este tipo de serviço considera-se essencial. Portanto, deve ser disponibilizado à população obrigatoriamente e não pode ter interrupções. No entanto, com a aproximação do fim do contrato, que termina ainda este mês, a gestão atual decidiu renovar a concessão com a empresa.
De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, “a medida é para evitar prejuízos à população e assegurar que a nova gestão municipal tenha tempo hábil para formar as próprias convicções quanto ao atual contrato e também sobre a nova licitação, que encontra-se em fase de estudos. O aditivo contratual é para o máximo de 10 anos. Podendo, entretanto, ser rescindido no prazo de cinco anos.”
A renovação do contrato, entretanto, não interfere nos valores de passagem do município. A tarifa do Guará Card segue R$ 2,50, pois o subsídio será mantido para os usuários do sistema de pagamento eletrônico. O valor da passagem paga em dinheiro continua R$ 6. Os beneficiários do Educard Guarapuava vão continuar pagando apenas R$ 1. E os estudantes também continuam tendo a meia passagem garantida.
NOVA CONCESSÃO
Conforme as informações, o município já adotou todas as medidas necessárias para a nova licitação. Mas como o assunto é complexo, houve a contratação de uma empresa para a elaboração dos estudos e documentos. O levantamento feito pela empresa servirá de base para a nova licitação. A empresa tem o prazo contratual de 2025 para a entrega do relatório e dos documentos pertinentes ao Plano de Transporte Coletivo Urbano (PTU).
Atualmente, o PTU se encontra na etapa de definição do escopo da concessão e proposta de modelo institucional para licitação. Ocorre agora o diagnóstico detalhado do sistema de transporte coletivo atual. Além de estudos que auxiliarão na proposição do novo modelo de sistema para a cidade. Será desenvolvido na próxima etapa do plano.
Após a conclusão da fase de diagnóstico, a Prefeitura de Guarapuava inicia o estudo da proposição do novo sistema de transporte coletivo para o município. A etapa seguinte definirá a oferta futura do transporte, estabelecendo o projeto básico e a execução da licitação para a nova operação.
CRISE NO TRANSPORTE COLETIVO
A Prefeitura de Guarapuava argumentou que o setor de transporte público no Brasil sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Porém, com o surgimento da pandemia de covid-19, no início de 2020, a crise piorou consideravelmente, de acordo com a prefeitura. Por isso, diante das restrições impostas pela doença, houve uma queda brusca no número de usuários. Com isso, as empresas passaram a sentir o dano financeiro das operações.
O modelo atual de financiamento do sistema de transporte no Brasil, presente em muitas cidades, assim como em Guarapuava, é fundamentado exclusivamente na tarifa paga pelos usuários. Sendo assim, quando o número de passageiros diminui, há impacto direto na manutenção do serviço, declarou a Administração. “Como resultado, a tarifa aumenta para cobrir os custos, o que acaba afastando ainda mais os passageiros.”
Em Guarapuava, a resposta para a crise, a Administração Municipal optou pelo financiamento direto aos usuários do transporte coletivo. O programa GuaráCard reduz o valor da tarifa atual de R$ 6 para R$ 2,50 para quem aderir ao programa GuaráCard. No entanto, o valor da tarifa entre a empresa e o município é R$ 8,50.
A Prefeitura Municipal ainda afirma que a medida mantém o equilíbrio do sistema. Isso porque estudos técnicos indicaram a necessidade de um ajuste. Se for considerar o custo do serviço por média de usuários, a tarifa seria de R$ 9,85.
NOTA DA PÉROLA DO OESTE
A empresa Pérola do Oeste enviou uma nota oficial reafirmando o compromisso com os usuários. Confira a nota abaixo:
Por ocasião da prorrogação do contrato de concessão do serviço de transporte público urbano no Município de Guarapuava, a empresa Pérola do Oeste reafirma o compromisso com a boa prestação dos serviços, buscando sempre atender às necessidades dos usuários, determinadas pela Prefeitura. Ao longo dos anos, a empresa tem superado desafios e adotado esforços contínuos para garantir que o sistema de transporte coletivo seja seguro, acessível e confiável. Além disso, a Pérola do Oeste está à disposição do poder público para contribuir com as discussões sobre melhorias e modernizações do sistema, acompanhando as demandas da cidade e os futuros projetos planejados pelo Município.
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