Da redação – A vereadora Eva Schran (PHS) está solicitando informações ao prefeito Fernando Ribas Carli sobre o funcionamento das unidades do "Espaço do Cidadão" e dos ginásios de esportes do município.
Esta não é a primeira vez que a vereadora pede informações a esse respeito sem conseguir ter acesso aos regulamentos que regem essas unidades esportivas e de recreação.
"Já utilizamos todos os meios burocráticos e diplomáticos para conseguir apenas uma cópia do regulamento do Espaço do Cidadão. São documentos de interesse público e deveriam estar à disposição da população”, observa Eva Schran.
Uma das dúvidas que paira sobre o Espaço do Cidadão, por exemplo, é em relação a qual secretaria o espaço está vinculado: se é a secretaria municipal de Esportes ou se é a Secretaria Municipal de Educação, mas a Prefeitura não se manifesta a esse respeito.
RECLAMAÇÕES
Uma das principais reclamações e que acabou gerando o pedido de informação por parte da vereadora é a falta de horário para que a escola do Bairro Primavera possa utilizar o Espaço do Cidadão.
De acordo com moradores, a prioridade dessas unidades está sendo para as escolinhas de futebol e de outras modalidades esportivas e para ginástica para mulheres, não sobrando espaço para atividades da Escola Carlita Guimarães Pupo.
Pelo projeto original que concebeu o projeto "Espaço do Cidadão" na gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko, a prioridade desse espaço seria da escola, tanto é que as obras foram feitas em anexo aos estabelecimentos de ensino do município.
Pelo projeto original, nos horários vagos a estrutura física seria disponibilizada para a comunidade para a realização, inclusive, de eventos sociais, tais como: festas de aniversários, de casamentos, e outros afins.
Hoje a situação está sendo invertida e a comunidade e a escola não estão tendo acesso. No caso de eventos socias, a justificativa da Prefeitura é que os espaços não tem saídas de emergência.
Essas reclamações não acontecem apenas no Bairro Primavera, mas também no Xarquinho e no Bairro Santana.