A Prefeitura de Guarapuava está retirando 20 lombadas de ruas da cidade. De acordo com a administração municipal, a extinção foi determinada por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). O acordo foi assinado com o Ministério Público.
Conforme as informações repassadas pela Prefeitura, até sexta (6) 20 serão extintas. Porém, três delas já foram substituídas por radares. Esses controladores estão funcionando desde o domingo (1). Até a próxima semana haverá a conclusão das obras, com preenchimento do pavimento nos locais afetados.
A retirada de redutores de velocidade começou em 2012 por determinação do MP, após vistoria do Detran. Lombadas, ‘tartarugas’ e ‘tachinhas’ foram extintas. Na época, de acordo com o MP, as “tartarugas” colocavam em risco a segurança de motociclistas e ciclistas e eram contra as determinações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Já as lombadas estavam fora de padrão. Umas grandes demais, outras que por serem muito pequenas não surtiam efeito nenhum.
A iniciativa provocou debate entre guarapuavanos. Entretanto, para conter a velocidade em pontos centrais da cidade, a Surg instalou travessias elevadas. No total são 21 travessias que foram construídas em locais com um volume de pedestres que justifique a implantação do dispositivo. Além disso, é preciso que haja uma infraestrutura para recebê-lo, ou seja, com meio-fio e passeio de ambos os lados.
Leia outras notícias no Portal RSN.