A confirmação de mais um caso de coronavírus em Guarapuava provocou, por cautela, a suspensão por uma semana, do Programa de Mapeamento de Grupos de Risco para medidas de enfrentamento à Covid-19. A decisão foi tomada nesta sexta (17), embora a Prefeitura, já tenha divulgado os nomes dos 500 selecionados.
A decisão atende recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT). A comunicação foi feita aos procuradores do Trabalho no Município durante reunião virtual na tarde de hoje.
De acordo com a decisão, no período em que o projeto estiver suspenso, MPT e Prefeitura aprofundarão o diálogo para avaliar sobre a necessidade ou não da continuação do programa.
Conforme a Prefeitura, o MPT destacou questões importantes que serão consideradas antes da implantação ou não das atividades. “Além de não ser o momento mais propício para ações de levantamento da forma proposta pelo Município, em razão da exposição dos agentes entrevistadores ao perigo de contágio, é necessária uma capacitação adequada para as ações”.
SELECIONADOS TERÃO KIT PREVENÇÃO
Todavia o procurador-geral do Município, Rafael Baroni, afirmou que, caso seja dada continuidade ao Programa, serão fornecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) básicos aos entrevistadores (máscaras e álcool em gel). Na proposta inicial cada voluntário seria responsável pelas despesas de custeio do programa. Também foi informado ao MPT que a capacitação e o treinamento dos entrevistadores serão intensificados durante a próxima semana, enquanto estiver suspensa a execução do projeto.
De acordo com a proposta da administração municipal, os trabalhadores seriam voluntários, mas teriam uma bolsa-auxílio de R$ 200 cada um.
Assim, como os selecionados percorreriam residências entrevistando famílias, a administração decidiu rever os critérios de segurança. Serão tomadas medidas mais eficientes para garantir a integridade da saúde dos entrevistadores, coordenadores e da população, para então programa ser retomado.
Leia outras notícias no Portal RSN.