* Por Rogério Thomas
Prefeituras de todas as regiões do Paraná vão protestar contra a crise enfrentada pelos municípios nhoje (segunda feira – 21). Liderada pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com o apoio das 19 associações regionais de municípios do Estado, a manifestação será marcada por atos públicos nos municípios para pedir o apoio da população e das autoridades diante do problema.
Em decreto expedido pelo prefeito Dirceu de Oliveira, a prefeitura de Pinhão terá suspenso o atendimento ao público no Paço Municipal e nas Secretarias, sendo mantidos os serviços essenciais da Defesa Civil, Coleta de lixo e Secretaria Municipal de Saúde. “A população tem que ser esclarecida sobre o que está acontecendo. A situação está apertando e os municípios estão sofrendo com isso”, enfatizou Dirceu de Oliveira.
Em Foz do Jordão a Prefeitura também irá manter apenas os serviços essenciais na segunda. De acordo com o prefeito Neri Quatrin, o objetivo é alertar a população sobre a situação. “Muitas vezes a população não está sabendo as dificuldades que os municípios estão enfrentando. Estaremos à disposição para esclarecer as dúvidas e explicar a difícil situação que as prefeituras estão passando”, afirmou Quatrin.
A paralisação tem como objetivo denunciar à população a grave crise financeira enfrentada pelos municípios e a queda de repasses de recursos federais do Fundo Participação dos Municípios (FPM).