22/08/2023



Comunidade Cotidiano Guarapuava Região

Premiação de concurso de trovas em Irati será neste sábado (31)

O concurso de trovas tem como objetivo homenagear a cidade por meio de versos

vista-panoramica-de-irati-pr

O concurso de trovas é alusivo aos 112 anos da cidade (Foto: Arquivo/RSN)

Trovadores de Irati serão premiados no sábado (31). A Cerimônia de Premiação é referente ao 1º Concurso de Trovas de Irati. A atividade tem início às 9h30 no Centro Cultural Clube do Comércio (CCCC).

De acordo com a assessoria, na cerimônia haverá exposição de trovas classificadas, momentos musicais, entrega de diplomas. Além disso, ocorre o lançamento do Concurso Nacional Intersedes, leituras de trovas de livre escolha dos presentes. Também está prevista uma confraternização por adesão.

Além disso, a assessoria informou que a promoção é da Seção da União Brasileira de Trovadores (UBT) de Irati. Mas, conta com o apoio da prefeitura, Academias de Letras Artese Ciências, Fundação Denise Stoklos e CCCC. O convite é aberto à comunidade.

A atividade contou com mais 500 inscrições (Imagem: Secom/Prefeitura de Irati)

Mais de 500 inscrições

O concurso de trovas tem como objetivo homenagear a cidade por meio de versos. Além disso, marca as comemorações dos 112 anos de Irati. Diversas atividades marcaram todo o mês de julho. Ainda conforme a assessoria, a atividade teve 503 inscrições, divididas nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

Os trovadores, novos e veteranos, tiveram que produzir a partir de três temas: “Abelha”, “Mel” e “Colmeia”. Na categoria especial de humor, o tema foi “Abelhudo”. Foram classificados 40 trovadores, sendo quatro de Irati e os demais do Paraná e vários estados do Brasil.

Com relação ao número de trovas que podem ser inscritas, é organizado e publicado um regulamento, contendo os procedimentos de cada concurso, que são semelhantes, variando de uma a três trovas por candidato.

Irati tem histórico de trovadores

A presidente da Seção da União Brasileira de Trovadores de Irati, Luiza Nelma Fillus comentou que a cidade tem um histórico de munícipes que se dedicaram a este formato poético.

“Sabemos que Irati contou com outros concursos de trovas, com trovadores de grandeza em nossa cidade, como Mafalda de Sotti Lopes, Rosemary Lopes Pereira, Virgílio Moreira, Juvenal Ribeiro de Camargo. Além disso, outros se dedicaram ao oficio de escrever nessa modalidade literária, mas especificamente em trovas, somente esse concurso de 2019, foi o primeiro”.

Confira no site os vencedores do concurso de trovas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo