Conforme o Climatempo, a circulação de ventos entre a baixa e a média atmosfera vai ficar concentrada entre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul nesses próximos dias.
Além disso, duas frentes frias vão passar por essas áreas até o dia 20. A primeira avança já neste domingo (16) e a segunda, no dia 19. A combinação desses fatores vai favorecer a ocorrência de muita chuva sobre o estado paranaense nos próximos sete dias. Essa chuva deve ser volumosa para a época do ano (que tem o clima tipicamente mais seco) e, mesmo com o cenário de estiagem, há potencial para pequenos alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. O acumulado entre os dias 16 e 21 deve passar de 100 milímetros em todo o estado e, pontualmente, pode chegar em 200 milímetros no centro-sul paranaense.
QUEDA DE TEMPERATURA
Além da chuva volumosa, os paranaenses devem se preparar para frio intenso. A frente fria que passa neste domingo (16) já ocasiona queda de temperatura, mas a massa de ar polar que chega com a frente fria do dia 20 é mais forte. Há previsão de muito frio em quase todo o estado, com risco de geada entre os dias 21 e 22.
EM GUARAPUAVA
Em Guarapuava, segundo o Simepar, já choveu o acumulado até agora 132 mm. Esse índice já ultrapassou a média do mês que era de 98 mm. Conforme o Instituto, a semana será de baixas temperaturas. Nesta segunda (17), por exemplo, os termômetros devem marcar a mínima de 12 graus e a máxima de 20 graus. Já na terça a mínima será de 13 graus e a máxima cai para 19 graus. Na quarta o frio aumenta, com a mínima de 4 graus e a máxima de 16 graus. Porém, na quinta o frio será ainda mais intenso com mínima de 4 graus atingindo 14 graus no decorrer do dia. Ainda não há previsão para o restante da semana. Segundo o Simepar, chove todos esses dias.
Leia outras notícias no Portal RSN.