22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Presas da cadeia de Guarapuava participam de oficina de bordados

As presas estão aprendendo a fazer bordados em chinelos. As oficinas duram dois meses e devem atender 50 mulheres da cadeia pública

projeto orquidea na carceragem (19)

As presas da cadeia estão aprendendo a fazer bordado em chinelos (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Vinte presas da cadeia pública estão participando de uma oficina de bordados em chinelos em Guarapuava. O curso faz parte do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que prevê cursos profissionalizantes para mulheres encarceradas. Assim, a aula de bordado é oferecida pelo Projeto Orquídea, em parceria com o Conselho da Comunidade.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, serão dois meses de trabalho. “Nosso objetivo é a inclusão e integração dessas mulheres que, por algum motivo, estão encarceradas nesse momento”.

O Conselho da Comunidade é um órgão ligado a execução penal que acompanha a pessoa privada de liberdade, e oferece apoio humano e atendimento social.

“Queremos dar visibilidade a essas mulheres trazendo políticas públicas, fortalecimento e empoderamento feminino no sentido de qualificação profissional, de atividades socioeducativas para que elas possam olhar para a vida além do cárcere”, destacou a assistente social do Conselho da Comunidade, Jucimara Garcia.

A oficina foi na sala de aula cedida pelo Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) dentro da delegacia. Assim, as presas puderam produzir seus chinelos, com materiais cedidos pelo Conselho da Comunidade. Durante o período do projeto serão atendidas cerca de 50 mulheres encarceradas.

“Vou fazer chinelo para mim, minha família e para vender também, eu sei que vende bem. Quando eu sair daqui, vou trabalhar com isso”, contou uma das participantes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo