Vinte presas da cadeia pública estão participando de uma oficina de bordados em chinelos em Guarapuava. O curso faz parte do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que prevê cursos profissionalizantes para mulheres encarceradas. Assim, a aula de bordado é oferecida pelo Projeto Orquídea, em parceria com o Conselho da Comunidade.
De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, serão dois meses de trabalho. “Nosso objetivo é a inclusão e integração dessas mulheres que, por algum motivo, estão encarceradas nesse momento”.
O Conselho da Comunidade é um órgão ligado a execução penal que acompanha a pessoa privada de liberdade, e oferece apoio humano e atendimento social.
“Queremos dar visibilidade a essas mulheres trazendo políticas públicas, fortalecimento e empoderamento feminino no sentido de qualificação profissional, de atividades socioeducativas para que elas possam olhar para a vida além do cárcere”, destacou a assistente social do Conselho da Comunidade, Jucimara Garcia.
A oficina foi na sala de aula cedida pelo Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) dentro da delegacia. Assim, as presas puderam produzir seus chinelos, com materiais cedidos pelo Conselho da Comunidade. Durante o período do projeto serão atendidas cerca de 50 mulheres encarceradas.
“Vou fazer chinelo para mim, minha família e para vender também, eu sei que vende bem. Quando eu sair daqui, vou trabalhar com isso”, contou uma das participantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.