22/08/2023
Geral Guarapuava

Presença da PM coíbe violência no Xarquinho

imagem-111312

Da Redação

Guarapuava – Desde que a Polícia Militar implantou uma base móvel no Bairro Xarquinho, em Guarapuava, a paz começou a reinar entre os membros das gangues Firmeza e Bira. “Não tivemos mais ocorrências de homicídios, brigas das gangues e nem de adolesentes nas ruas”, disse a tenente Beatriz Manfroi à RedeSul de Notícias.

A base pacificadora foi implantada no bairro no dia 5 de fevereiro deste ano, após tentativas e assassinatos de jovens, cancelamento de show internacional, fatos ocorridos entre outubro de 2015 e janeiro deste ano. 

Relembre: 

Policia atende homicidio ocorrido dentro de ônibus no Xarquinho 
Manifestação pela paz mobiliza moradores do Xarquinho  
Comunidade pede segurança pública no Xarquinho  
Em prantos, mãe desabafa: “Meu filho não era bandido”

“Estamos fazendo patrulhamentos, desarmando quem andava com faca, revólver e pedaços de pau”, disse um dos policiais que fazia a ronda nesta sexta feira (06).  "As ocorrências que ocorrem fogem da alçada, como é o caso da violência doméstica", diz a tenente Manfroi.

De acordo com o rapper Tizil do Rap, há cerca de duas semanas, durante show do Mano Hood no bairro, integrantes dos dois lados conviveram pacificamente. “Foi tudo muito tranquilo, sem nenhuma ocorrência a não ser musical”. Segundo Tizil, hoje as pessoas circulam livremente pelo bairro, sem nenhuma opressão”.

"Depois que a polícia veio pra cá a nossa segurança melhorou em todos os sentidos", disse João Cláudio Oliveira, que mora no bairro há dois anos. "Agora está uma maravilha. Está tudo muito tranquilo, graças a Deus", agradece dona Ida Amâncio.

A base da Polícia Militar conta com duas viaturas e seis policiais que se revezam 24 horas por dia, das 7h da manhã até a madrugada. Depois desse horário, uma viatura permanece em ronda até que o dia amanheça.  

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 20h52

Leitores da Rede Sul de Notícias contradizem informações da Polícia Militar e relembram que em abril um homem foi morto a pedradas no bairro Industrial Xarquinho. O crime ainda não foi desvendado pela Polícia Civil (veja aqui)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.