22/08/2023



Educação Guarapuava

Presidente do CNPq estará na Unicentro nesta quinta (26)

Ele participará de reunião, ministrará palestra e assinará convênio na instituição

Mário Neto - CNPq

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Mário Neto Borges estará, essa semana, em Guarapuava. Ele cumprirá agenda na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) nesta quinta (26) e na sexta-feira (27).

Na tarde do dia 26, ele participará de um encontro com os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de todas as universidades paranaenses. Já na manhã de sexta (27), Mário ministrará a palestra “O CNPq e a Ciência Brasileira”, a partir das 9h, no Auditório Central do Campus Cedeteg. Na sequência, Mário Neto Borges e o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, assinarão documentos que chancelam o repasse de recursos para projetos propostos por universidades paranaenses, que contarão com recursos do Pronex, que é o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência.

PRONEX – NOVA REGULAMENTAÇÃO

Está em trâmite no Senado o PLC (Projeto de Lei da Câmara) n. 158/2017, que é uma complementação da lei que regulamenta o Pronex. A ementa autoriza que as instituições de ensino superior públicas ou comunitárias e, também as instituições científicas, tecnológicas e de inovação possam constituir Fundos Patrimoniais, a partir de recursos doados por pessoas físicas ou jurídicas. Os Fundos funcionariam, segundo o Projeto de Lei, como uma poupança de longo prazo e uma fonte regular e estável de recursos para o desenvolvimento de ações de ciência e tecnologia. Entidades como a Capes, o CNPq, a Andifes e o Conif já manifestaram apoio ao PLC.

O Presidente da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades e Estaduais e Municipais) professor Aldo Nelson Bona, encaminhou, essa semana, um documento aos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em que também evidencia o apoio da entidade ao projeto.

O texto, porém”, afirma Bona, “ressalta que resta a Associação a preocupação de que o Programa de Excelência das Universidades Brasileiras seja um input, uma entrada de recursos novos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, sem que isso implique desobrigar os governos, através do órgãos de fomento, dos investimentos e, também, no sentido que o compromisso do estado com o ensino superior público e gratuito se mantenha”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo