Da Redação
Guarapuava – A presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), Esther Cristina Pereira, está percorrendo o Estado para discutir a questão das inclusões nas escolas. De acordo com Esther, as questões que envolvem a Educação Especial são muito amplas e precisam ser debatidas mais profundamente pelos gestores das escolas, professores e funcionários.
“A inclusão nas escolas é um processo que não tem mais volta. Recebemos a carga teórica do Governo Federal, através da Lei da Inclusão, e agora temos que lapidar da melhor forma essa lei para adequá-la às escolas. Por isso, o Sindicato está percorrendo o Estado com palestras importantes para os profissionais da Educação, além do lançamento do Manual de Orientações sobre Educação Especial”, enfatizou a presidente.
Nesta sexta (05), o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) promove um evento sobre inclusão em Guarapuava, com palestras que fazem parte da Semana da Inclusão, um ciclo de debates que está sendo realizado nas regionais do interior do Estado até o dia 06 de maio.
PROGRAMAÇÃO
Na programação de hoje estão previstas três palestras e o lançamento do Manual de Orientações sobre Educação Especial. Todos os participantes vão receber um exemplar do manual que foi desenvolvido pela equipe de assessores do Sindicato com o intuito de auxiliar as instituições de ensino no desafio de fazer a inclusão conforme determina a lei.
O ciclo de palestras será realizado hoje (05), a partir das 18h30, no Colégio Aliança.
A abertura do evento será feito pela presidente do Sinepe/PR, que também está realizando reuniões com os gestores de instituições de ensino, juntamente com o superintendente do Sinepe/PR, Márcio Mocellin.
A primeira palestra da programação será sobre “O impacto dos transtornos do neurodesenvolvimento e de aprendizagem na sala de aula e as intervenções para a promoção da aprendizagem”, com a pedagoga e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Jaqueline Gnata de Freitas.
Em seguida, acontece a palestra “Comunicação e linguagem: entender para compreender”, com a fonoaudióloga e mestranda em Distúrbios da Comunicação pela UTP, Giselle Kubrusly Sypczuk. Após o coffee break será realizada a última palestra da noite, intitulada “O impacto da baixa autoestima no processo de aprendizagem em sala de aula”, com a psicóloga e especialista em Recursos Humanos pela UFPR, Giovana Maria da Silva Campos.
Após as palestras, os especialistas ficam à disposição do público para tirar dúvidas sobre os temas expostos.
O investimento para participar do evento é de R$ 30 para instituições de ensino associadas e R$ 60 para não associadas. Foram disponibilizadas 180 vagas. Mais informações e inscrições: www.sinepepr.org.br