O discurso insistente do presidente Jair Bolsonaro de levantar suspeição contra a urna eletrônica, já está causando desgaste entre os membros da campanha política do candidato à reeleição. De acordo com as informações, interlocutores de Bolsonaro já consideram ser praticamente impossível convencer o candidato a sair do que a própria campanha classifica como uma ‘agenda negativa’.
Conforme um integrante da campanha, o presidente recebeu orientação para mudar de tema e falar apenas de resultados positivos. Entre eles a queda do desemprego e a deflação no último mês, além da redução no preço dos combustíveis e o aumento do Auxílio Brasil. Mas vários aliados do presidente já ‘jogaram a toalha’ nesses últimos dias. “A gente fala. Faz um roteiro. Mas, depois, o presidente faz tudo diferente”.
DISCURSO AUMENTA REJEIÇÃO
Desse modo, avalia-se que os ataques permanentes ao sistema eleitoral brasileiro vão assustar cada vez mais o eleitor moderado, além do setor empresarial que já mostra preocupação com os reflexos da turbulência política no ambiente de negócios. De acordo com dirigentes partidários, é hora de buscar pauta que diminua a rejeição.
“Isso só afasta cada vez mais um setor da sociedade que já votou em Bolsonaro e que agora rejeita o presidente. Isso deixou ele ainda mais isolado, principalmente depois dos manifestos recentes em defesa da democracia. Foi uma reação ao encontro com os embaixadores. O presidente foi alertado de que deveria mudar a pauta para reconquistar setores da sociedade. Mas ele fez o contrário e partiu para o ataque. Assim, fica difícil”.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.