22/08/2023



Brasil Política

Presidente Jair Bolsonaro negocia filiação em novo partido

Desde que saiu do PSL em novembro de 2019, Bolsonaro está sem partido. Agora o presidente está em negociação para nova filiação

Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019 (Foto: Reprodução/YouTube Jair Bolsonaro)

Durante a live semanal de ontem (17), Jair Bolsonaro divulgou que está negociando para se filiar a um novo partido. Na quarta (16), ele se reuniu com parlamentares aliados no Palácio do Alvorada para discutir o assunto.

Eu vou ter que ter um partido, e eu já teria resolvido esse assunto. Mas tem que ser muito bem conversado. 

Nesses 24 meses, o presidente e aliados até tentaram criar um partido próprio, porém fracassaram na tentativa. Para a criação de um novo partido, o Aliança pelo Brasil, seria necessário recolher pelo menos 500 mil assinaturas em minimamente nove estados para ser formalizado na Justiça Eleitoral. No entanto o projeto acabou não vingando.

Desta forma, de acordo com a Agência Brasil, a expectativa é que o presidente se filie ao Patriota, legenda que possui uma bancada de apenas seis deputados federais na atual legislatura. Além disso, o filho do presidente, Flávio Bolsonaro, articula a filiação do pai ao partido, já que atualmente representa a legenda no Senado.

Contudo, se a mudança de partido se confirmar, a bancada deve crescer significativamente. Espera-se que dezenas de parlamentares, a maioria do PSL, aliados do presidente também se filiem ao partido.

REELEIÇÃO

Em 2018, quando eleito, Jair Bolsonaro pertencia ao Partido Social Liberal (PSL). Porém em novembro de 2019 se desligou da agremiação. Durante a live, Bolsonaro afirmou que, se for candidato à reeleição, vai dar prioridade para a eleição de aliados no Senado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo