22/08/2023



Brasil Política

Presidente Lula vai se reunir com governadores para tomada de medidas

Governador do Distrito Federal é afastado, desmonte de acampamentos, identificação de golpistas são algumas das medidas que marcam esta segunda

manifestacao marcelo camargo

Ataque aos Três Poderes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um encontro com o Fórum dos Governadores marca a agenda do Presidente Lula nesta segunda (9) à noite. Os compromissos do Presidente, no entanto, começaram às 9h com reunião no Palácio do Planalto com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. O primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, por telefone, prestam solidariedade a Lula.

O ‘pano de fundo’ são os atos terroristas que tomaram conta de Brasília nesse domingo (8). O cenário é de destruição e de depredação da memória política do País. Conforme informações nacionais, os atos se estenderam madrugada a dentro.

Nesta segunda (9) houve uma tentativa de vandalismo também na Petrobras. A refinaria em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, não ficou de fora. Entretanto, vazamento de informações impediu que houvesse incêndio criminoso na unidade no Rio de Janeiro. Essa seria apenas o começo do estopim. A ação estava sendo ‘orquestrada’ para se espalhar por outras refinarias.

Na manhã desta segunda, houve o afastamento por 90 dias do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A decisão tomada pelo ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um aviso a governadores omissos.

Em Brasília, milhares de invasores depredaram os prédios dos três poderes sem resistência da polícia local. No Paraná o governador Ratinho Junior recriminou os ataques. “Lamento profundamente os atos de violência e os distúrbios acontecidos hoje (8), no planalto e no STF, na capital do país. Acredito na democracia, em um Brasil unido, livre e em paz”.

De acordo com as informações repassadas ao Portal RSN, atos em defesa da democracia estão sendo organizados. Em Curitiba, às 18h, a Praça Santos Andrade será o local da manifestação. Em Guarapuava há essa disposição, mas ainda foi confirmado.

DESMONTE DE ACAMPAMENTOS

Ainda hoje (9), Moraes também determinou o desmonte, em até 24 horas, dos acampamentos instalados em frente a quartéis-generais do Exército em todo o País. Além da apreensão de todos os ônibus identificados pela Polícia Federal que conduziram os terroristas até o Distrito Federal. Em Guarapuava, barracas ainda estão armadas, mas até as 10h30 apenas uma pessoa estava no local.

Entretanto, um ônibus saiu da cidade e levou manifestantes à capital federal. Conforme mostram postagens em redes sociais, um deles recebeu tiros de balas de borrachas nas pernas. Outros postaram fotos. Conforme informações de Brasília, todos já estão identificados. Ainda há informações de que golpistas que incentivaram a invasão em Brasília pelas redes sociais estão sendo identificadas. Em Guarapuava algumas se destacam.

Por volta das 9h desta segunda, os extremistas começaram a ser retirados do local, em cerca de 40 ônibus. Eles encontram-se na Superintendência da Polícia Federal para triagem. São cerca de 1,2 mil pessoas. Não há informações se os guarapuavanos ainda encontravam-se no local.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo