Um preso da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP), pulou a cerca no começo da madrugada desta segunda (23) e fugiu da unidade. Conforme a penitenciária, “o preso veio da Cadeia Pública, passou por triagem, antes por educandário, mas não aproveitou a oportunidade para se recuperar, estudando e trabalhando”.
De acordo com a PM, por volta das 0h46, a equipe policial se deslocou até a rua Flávio Correa dos Santos, no bairro São Cristóvão. O agente penitenciário informou aos policiais que o interno Wesley Marcelo Cuchar, de 19 anos, tinha pulado a cerca e fugido tomando rumo ignorado.
No dia 17, Leomar Sant’ana de Motta de 21 anos, pulou o alambrado no horário do almoço. De acordo com informações da penitenciária, a unidade de progressão tem um regime diferenciado.
Assim, como o foco são o trabalho e o estudo dos internos na preparação para a reinserção na sociedade, a segurança é mínima na unidade. Apenas um alambrado separa os presos do ambiente externo.
Desde janeiro deste ano, quando a estrutura do Crag – antigo semiaberto passou a abrigar a PEG UP, 14 internos fugiram da mesma forma. Oito foram recapturados. Porém, segundo informou a penitenciária, quem foge da PEG UP, não retorna mais para a unidade.
Em agosto, seis internos fugiram da unidade de progressão.
Leia outras notícias no Portal RSN.