Um preso saiu para trabalhar nessa quinta (3) em um canteiro externo, e não retornou mais à Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP).
Após um dia de trabalho, Erivelton de Ramos, de 26 anos não voltou para a unidade na tarde de quinta. De acordo com a direção da penitenciária, o preso tinha previsão de sair da unidade em meados de novembro. A partir de agora ele é considerado foragido.
No último dia 24, Jonatas dos Santos Paz, de 23 anos também não retornou para unidade após um dia de trabalho externo. Um dia antes, no dia 23 de setembro, o interno Wesley Marcelo Cuchar, de 19 anos, pulou o alambrado e fugiu.
A PEG é uma unidade de progressão e tem um regime diferenciado. Assim, como o foco são o trabalho e o estudo dos internos na preparação para a reinserção na sociedade, a segurança existe, mas é mínima na unidade.
Apenas um alambrado separa os presos do ambiente externo. Assim, desde janeiro deste ano, quando a estrutura do Crag – antigo semiaberto passou a abrigar a PEG UP, 16 internos fugiram. Nove foram recapturados.
Porém, segundo informações da direção da penitenciária, mesmo que o preso se apresente voluntariamente, não retorna mais para a unidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.