segunda-feira, 14 de jul. de 2025
Guarapuava Segurança

Preso pulou alambrado e fugiu da PEG UP em Guarapuava

Leomar Sant'ana de Motta de 21 anos deixaria a unidade em dezembro deste ano. O preso pulou o alambrado no horário do almoço

PEG UP

Preso pulou alambrado da PEG – Unidade de Progressão no horário do almoço  (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Um preso fugiu no começo da tarde desta terça (17) após pular o alambrado da Penitenciária Estadual de Guarapuava. De acordo com informações da penitenciária, a unidade de progressão tem um regime diferenciado. Assim, como o foco são o trabalho e o estudo dos internos na preparação para a reinserção na sociedade, a segurança é mínima na unidade.

Apenas um alambrado separa os presos do ambiente externo. De acordo com informações da PEG UP, Leomar Sant’ana de Motta de 21 anos, aproveitou o horário do almoço. Ele pulou o alambrado no começo da tarde e fugiu.

Ele trabalhava em uma das fábricas da penitenciária e também estudava. Conforme informações da PEG UP, o preso cumpriria pena até maio de 2020, mas com a remissão devido ao trabalho e aos estudos, deveria sair da penitenciária em dezembro deste ano.

PEG UP tem segurança mínima. Na Unidade de Progressão, os presos trabalham e estudam (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Desde janeiro deste ano, quando a estrutura do Crag – antigo semiaberto passou a abrigar a PEG UP, 13 internos fugiram da mesma forma. Oito foram recapturados. Porém, segundo informou a penitenciária, quem foge da PEG UP, não retorna mais para a unidade.

Em agosto, seis presos fugiram da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão pulando o alambrado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.