
Preso pulou alambrado da PEG – Unidade de Progressão no horário do almoço (Foto: Gilson Boschiero/RSN)
Um preso fugiu no começo da tarde desta terça (17) após pular o alambrado da Penitenciária Estadual de Guarapuava. De acordo com informações da penitenciária, a unidade de progressão tem um regime diferenciado. Assim, como o foco são o trabalho e o estudo dos internos na preparação para a reinserção na sociedade, a segurança é mínima na unidade.
Apenas um alambrado separa os presos do ambiente externo. De acordo com informações da PEG UP, Leomar Sant’ana de Motta de 21 anos, aproveitou o horário do almoço. Ele pulou o alambrado no começo da tarde e fugiu.
Ele trabalhava em uma das fábricas da penitenciária e também estudava. Conforme informações da PEG UP, o preso cumpriria pena até maio de 2020, mas com a remissão devido ao trabalho e aos estudos, deveria sair da penitenciária em dezembro deste ano.

PEG UP tem segurança mínima. Na Unidade de Progressão, os presos trabalham e estudam (Foto: Gilson Boschiero/RSN)
Desde janeiro deste ano, quando a estrutura do Crag – antigo semiaberto passou a abrigar a PEG UP, 13 internos fugiram da mesma forma. Oito foram recapturados. Porém, segundo informou a penitenciária, quem foge da PEG UP, não retorna mais para a unidade.
Em agosto, seis presos fugiram da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão pulando o alambrado.
Leia outras notícias no Portal RSN.