22/08/2023
Guarapuava Segurança

Preso saiu para trabalhar e não retornou à penitenciária em Guarapuava

O preso Jonatas dos Santos Paz, de 23 anos saiu para trabalhar e não retornou para unidade. Ele deveria deixar a penitenciária em seis meses

PEG UP 2

Preso saiu para trabalhar e não retornou à Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP) (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Um preso saiu para trabalhar e não retornou mais à penitenciária em Guarapuava. O preso é da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG UP). Após um dia de trabalho em canteiro externo, Jonatas dos Santos Paz, de 23 anos não retornou para unidade na tarde dessa terça (24).

De acordo com a direção da penitenciária, o preso tinha previsão de sair da unidade em seis meses. A partir de agora ele é considerado foragido.

Na madrugada de segunda (23), um preso que veio da Cadeia Pública também não aproveitou a oportunidade para se recuperar, por meio dos estudos e do trabalho. Conforme informações de um agente penitenciário, o interno Wesley Marcelo Cuchar, de 19 anos, pulou a cerca e fugiu.

A PEG é uma unidade de progressão e tem um regime diferenciado. Assim, como o foco são o trabalho e o estudo dos internos na preparação para a reinserção na sociedade, a segurança é mínima na unidade. Apenas um alambrado separa os presos do ambiente externo.

Assim, desde janeiro deste ano, quando a estrutura do Crag – antigo semiaberto passou a abrigar a PEG UP, 15 internos fugiram. Oito foram recapturados. Porém, segundo informou a penitenciária, quem foge não retorna mais para a unidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.